Kora Saúde prevê chegar a 2023 com 100% dos hospitais abastecidos com energia sustentável

25/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Energia

Primeira unidade a passar 100% para energia solar é o Hospital Anchieta, no DF, capaz de gerar 510,6 MWh por mês

Contar com fontes de energia alternativa é uma ação de extrema importância para quem presta serviços essenciais para a população. No caso dos hospitais, garantir que nenhuma queda de energia elétrica cause paradas em equipamentos é uma questão vital para os pacientes. A Kora Saúde, rede hospitalar que atua no Brasil, está atenta a essa demanda e prevê chegar a 2023 com 100% de seus hospitais abastecidos com energia sustentável.

A primeira unidade a passar 100% para energia solar é o Hospital Anchieta, localizada no Distrito Federal. A unidade conta com nove mil módulos fotovoltaicos de 335 Wp, capaz de gerar 510,6 MWh por mês e aproximadamente 6132,5 MWh/ano, energia suficiente para abastecer o consumo de mais 1.800 residências em Brasília.

Além do Hospital Anchieta, outras oito unidades da Kora Saúde já atuam no mercado livre de energia, desde 2019. São elas: Hospital Meridional Cariacica (ES), Hospital Meridional Praia da Costa (ES), Hospital São Mateus Cuiabá (MT), Hospital Meridional São Mateus (ES), Hospital Meridional Vitória (ES), Hospital Meridional São Francisco (ES), Hospital São Mateus (CE) e Hospital OTOclínica (CE).

Para Jefferson Luna Brito, Diretor Executivo de Engenharia e Expansão da Kora Saúde, neste ritmo, a expectativa da empresa é que, até o final de 2023, as seis unidades restantes também estejam com o fornecimento do mercado livre de energia em vigor. Com essa iniciativa da geração distribuída, a companhia espera ter uma redução da conta de energia em torno de 25 a 40% em cada unidade.

Ainda de acordo com Brito, a Kora Saúde está estudando a possibilidade de um parque solar próprio para todas as unidades do grupo. Até lá, como ainda não é possível ter o sistema em todas as unidades, a companhia utiliza o mercado livre de energia e ressalta “Toda energia do mercado livre é de fontes renováveis, com selos EDP e do I-Rec junto aos nossos fornecedores”.