Líder nacional, Minas registra crescimento de 13% na geração de energia solar

20/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo O Tempo

Minas Gerais registrou um crescimento de 13% na potência instalada de energia solar, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (20). O estado segue na liderança nacional de geração energética nesta matriz com 1,7 gigawatt, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

O estudo leva em consideração consumo residencial, comercial, industrial e em propriedades rurais e prédios públicos. Minas responde, atualmente, por 16,8% de toda a potência instalada no Brasil e possui cerca de 154,8 mil conexões operacionais. A associação aponta que a energia solar já está presente em 852 dos 853 municípios mineiros, chegando a 206,8 mil consumidores.

Para Bruno Catta Preta, coordenador estadual da Absolar em Minas Gerais, o avanço da energia solar no País, independente de uso comercial, residencial ou industrial, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. Ele também cita a contribuição da matriz para diversificar o suprimento de energia elétrica nacionalmente e reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“Minas Gerais é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comentou.

Desde 2012, a geração própria de energia solar em Minas resultou na atração de cerca de R$ 9,1 bilhões em investimentos, além de gerar mais de 51,9 mil empregos e arrecadar mais de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.

Expansão

Conforme a ABSOLAR, o setor espera um crescimento acelerado em 2022 nos sistemas solares em operação no Brasil, especialmente para geração própria, em decorrência do aumento nas tarifas de energia elétrica e da entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.

“Trata-se, portanto do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, diz Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

Segundo Sauaia, a fonte solar ajuda a população e empresas a se proteger dos fortes aumentos nas contas de luz e contribui para a sustentabilidade. “Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível”, acrescenta Sauaia.