Mais de 150 mil gaúchos já têm energia solar para abater na conta de luz; isenção termina em 2023

23/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

Todos os 497 municípios do RS têm conexão de energia fotovoltaica com a rede elétrica

Já são 158,4 mil gaúchos consumidores que contam com o benefício da energia solar para abater da conta de luz. O dado atualizado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O setor está em expansão acelerada, especialmente desde o início de 2021, quando a escassez hídrica passou a provocar altas fortes da conta de luz. Agora em 2022, esse crescimento é puxado com ainda mais força pelo fato de que a isenção da tarifa para uso da rede elétrica até 2045 só valerá para quem solicitar a instalação do sistema fotovoltaico até janeiro de 2023.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Tradicionalmente, disputa com São Paulo a segunda colocação no ranking nacional. Minas Gerais lidera com folga.

Segundo mapeamento da ABSOLAR, o mercado gaúcho possui 1,1 gigawatt instalado em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Isso representa mais de R$ 6,3 bilhões em investimentos e geração de 35,1 mil empregos desde que a modalidade foi permitida, em 2012. O Estado responde sozinho por 11,3% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade no país. Há conexões operacionais em todos os 497 municípios, diz Mara Schwengber, coordenadora estadual da ABSOLAR.