Gerar a própria energia é o desejo de 92% dos brasileiros, aponta pesquisa

26/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo The Greenest Post

Uma recente pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e realizada pelo Ibope, mostrou que 92% dos brasileiros querem gerar a própria energia, seja por meio de um painel fotovoltaico ou por outras tecnologias renováveis. Em 2014, esse percentual era de 77%.

O desejo pela geração própria vem dos altos preços cobrados pela energia elétrica no país, sendo que de cada dez entrevistados, oito responderam que consideram o valor caro ou muito caro.

Segundo Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, a pesquisa mostrou que o brasileiro está cansado do modelo atual de energia e sabe que paga caro pela conta de luz. “O brasileiro quer uma energia mais barata e limpa”, resume ele, acrescentando que a pesquisa indica também uma preocupação crescente com a conscientização ambiental.

Desde 2012, ano em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), regulamentou o segmento de Geração Distribuída (GD), o número de brasileiros que passaram a gerar a sua própria eletricidade por meio de placas de energia solar não parou mais de crescer, movimento que ganhou força nos últimos anos devido aos fortes aumentos na conta de luz.

Outros fatores que puxam esse crescimento são a queda dos preços da tecnologia e a oferta de linhas de financiamento de energia solar, que possibilitam a instalação dos projetos a quem não possui disponível o capital para investimento inicial na tecnologia.

Os sistemas fotovoltaicos podem gerar toda a energia consumida em uma casa ou empresa utilizando apenas a luz do sol, o que resulta em uma economia de até 95% na conta de luz todos os meses, além de um rápido retorno do investimento na tecnologia em qualquer região do país.

De acordo com os dados de GD da Aneel, o Brasil já registra mais de 1,5 milhão de instalações de painéis solares, sendo quase 80% deles em projetos energia solar residencial. Juntos, eles somam mais de 11 Gigawatts de capacidade instalada.

Com as fortes secas afetando os reservatórios das hidrelétricas no Brasil, como a histórica crise hídrica ocorrida em 2021, o cenário é favorável para o crescimento da energia solar distribuída no Brasil.

Até 2031, a estimativa oficial é de que a capacidade instalada mais que triplique e chegue a aproximadamente 37,2 GW, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), produzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).