Transição energética de transportes: uma alternativa sustentável no trânsito para beneficiar a saúde das pessoas e o planeta

20/09/22 | São Paulo

É praticamente impossível pensar na cidade de São Paulo sem lembrar do trânsito intenso. Para se ter uma ideia, a capital paulista é responsável por quase 20% da frota em circulação de todo o estado, que conta hoje com cerca de 31 milhões de veículos em circulação, segundo o Ministério da Infraestrutura e da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN.

Toda esta circulação resulta em uma grande quantidade de gases poluentes sendo emitidos ao longo do dia. Agora, será que tem como reduzir esses efeitos?

Sustentabilidade em cena

O aumento no uso de transporte público poderia ser uma das alternativas para a solução deste problema, no entanto, a infraestrutura existente hoje não consegue suprir as necessidades de todas as pessoas que vivem na capital.

Quer dizer: falta metrô, faltam corredores de ônibus e sobram carros abarrotados nas ruas.

É aí que a transição energética entra em cena como uma forma de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, contemplando a necessidade de uma frota compatível com a cidade de São Paulo. Mas, você sabe como isso funcionaria?

O que é Transição Energética de Transportes?

O termo consiste na troca do uso de combustíveis fósseis em veículos por alternativas sustentáveis menos nocivas ao meio ambiente. O objetivo dessa mudança é reduzir as alterações climáticas causadas pelos gases do efeito estufa.

Para isso, é preciso que os veículos estejam adaptados para receberem outros combustíveis, oriundos de fontes limpas e sustentáveis. Os carros elétricos são um excelente exemplo disso. O uso da gasolina é trocado pelas baterias, que são carregadas por energia elétrica gerada por módulos solares.

Essa pequena mudança já é uma grande transformação para o planeta. Segundo dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, os sistemas de transporte são responsáveis por 54% do consumo de combustíveis fósseis e por 9% da emissão de gases do efeito estufa no Brasil.

Tá vendo só como a sustentabilidade pode transformar a realidade do planeta?

Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Não deixe de conferir o primeiro episódio da série Rolê Sustentável! Conversamos sobre o assunto com o Gerente de Projetos do IEMA, David Tsai.

Esse rolê está imperdível! Vamos juntos pensar consciente?