Carro elétrico movido a energia solar é lançado em Uberlândia

21/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

A proposta é que o veículo utilize energia limpa para funcionar. Veja abaixo os detalhes desta tecnologia

Foi lançado nesta quarta-feira (21), em Uberlândia um carro que se tornou inovador por utilizar de uma nova tecnologia para funcionar: veículo é elétrico e seu diferencial é ser movido a energia solar Veja abaixo os detalhes da inovação.

O veículo pode andar cerca de 450 km com um único abastecimento. Para isso, um caminhão que funciona como uma “bateria gigante” o fornece a energia, que é proveniente da luz do sol. Este caminhão armazena a energia solar durante o dia, para que de noite, mesmo sem o sol, os carros também possam se abastecer.

Hoje é possível alugar um carro elétrico ou um gerador de energia que não seja poluente e traga o sol de um lugar para o outro “, afirmou o diretor de negócios e tecnologia da RE Energisa, Gustavo Buiatti.

Em entrevista à TV Integração , o diretor ressaltou a importância da novidade ao meio ambiente. Além disso, falou sobre o funcionamento do caminhão que abastece os veículos elétricos com a energia.

Tudo isso tem uma inteligência por trás. Ele entende se existe uma falta na rede. Este prédio aqui mesmo, se a gente tiver uma queda da distribuidora local, ele assume e a gente continua aqui no ar condicionado, com energia limpa e inteligente “, detalhou.

Energia solar Por ser uma fonte renovável, inesgotável e limpa, tem crescido no Brasil a procura pela geração de energia limpa. Conforme o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, esta busca cresceu 6% nos primeiros quatro meses deste ano.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o consumidor pode economizar até 95% na fatura mensal de energia de uma residência ao utilizar o sistema fotovoltaico. Em veículos, além de também gerar economia aos motoristas, a energia limpa reduz o impacto ambiental que combustíveis fósseis podem causar.