Energia solar fotovoltaica ultrapassa eólica em capacidade instalada na China

26/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Dados oficiais do governo chinês indicam que fonte teve crescimento de 27,2% nos oito primeiros meses do ano

A energia solar fotovoltaica ultrapassou a eólica em termos de capacidade instalada na China, mostram dados oficiais da agência estatal National Energy Administration (NEA). O levantamento mostra que a fonte solar cresceu 27,2% entre janeiro e agosto, frente ao mesmo período de 2021, atingindo cerca de 350 GW no país.

Na mesma base de comparação, a energia eólica teve avanço de 16,6% e chegou a pouco mais de 340 GW operacionais na China, país com a maior capacidade instalada de geração de energia elétrica do mundo. O governo chines tem como meta atingir o pico de emissões em 2030 e se tornar carbono neutro em 2060.

De acordo com projeções da BloombergNEF (BNEF), a energia solar deverá seguir a frente da eólica no futuro. Impulsionada por redução de custos e avanços na eficiência, a tecnologia agora é a fonte mais barata de eletricidade na média global.

Um estudo da consultoria, divulgado em junho, demonstrou que o custo nivelado de energia (LCOE) global de usinas de geração solar centralizada com rastreadores chegou a US$40/MWh e projetos de estrutura fixa a US$ 45/MWh. Enquanto isso, projetos eólicos onshore tem LCOE global de 46/MWh.