Alunos produzem lampiões movidos a energia solar para doar para quem que não têm acesso à energia elétrica

25/10/22 | São Paulo

Reportagem pulicada pelo Yahoo!

Uma iniciativa da ONG Litro de Luz com a Escola Carolina Patrício mobilizou 40 alunos do colégio para confeccionarem lampiões portáteis de energia solar que serão entregues na comunidade Guaranys, em Jacarepaguá, para moradores que não têm acesso à energia elétrica. Também serão doados cestas básicas e brinquedos arrecadados pelos estudantes.

A criação foi desenvolvida em uma oficina ministrada pela ONG. Os lampiões foram produzidos com garrafas pet, canos de PVC, lâmpadas de led, circuitos elétricos e uma placa de energia solar. A atividade envolveu estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

— A parceria entre a ONG e o colégio faz parte dos nossos objetivos pedagógicos. Trabalhamos transversalmente nas nossas disciplinas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU, e nesse caso a sustentabilidade está evidente desde a concepção do lampião a partir de materiais recicláveis, passando pelo uso de energia renovável, à melhoria das condições de vida da comunidade. Sempre estimulamos nossos alunos a pensarem em soluções sociais viáveis e sustentáveis para a comunidade do nosso entorno. Queremos que eles tenham essa visão solidária sobre o contexto em que estão inseridos — afirma a coordenadora Claudia Martins.

Nina Neves, aluna do 9º ano, conta que ficou entusiasmada com a participação na oficina:

— Ela mostrou que pequenas ações, que não são tão difíceis na prática, mudam a vida de muitas pessoas. É possível facilitar a vida dos outros só com a nossa força de vontade.

Há um mês, alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio estiveram na comunidade para pintar a casa de sete moradores. Esta ação foi em parceria com a ONG Teto Brasil.

— Trabalhos sociais são demandas dos próprios alunos, que querem contribuir de forma mais ativa com a comunidade do entorno. Nós identificamos boas parcerias, com a Teto e a Litros de Luz, e eles próprios tomaram a frente para viabilizar os projetos. Esse é o nosso objetivo: formar cidadãos proativos e preocupados com o próximo —resume Claudia.

Aluna da 3ª série, Camila Geraldo esteve na Guaranys e revela que foi uma das experiências mais importantes da sua vida.

— Eu pude entrar em contato com a comunidade, trabalhar com eles pintando as casas. Foi muito especial. Criei laços, entendi novas perspectivas e realmente saí do projeto renovada — diz.