Com promessa de Copa do Mundo carbono zero, Catar inaugura usina solar de 800 MW

24/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

O Catar inaugurou na última semana sua primeira usina de geração solar centralizada. Desenvolvida pela Total Energies, a planta Al Kharsaah conta com 800 MW de capacidade instalada e deverá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.
O empreendimento é uma das iniciativas que integram o esforço da nação do Oriente Médio em organizar a primeira Copa do Mundo carbono zero da história. A estimativa é que a usina evitará 26 milhões de toneladas de emissões de CO2.

Localizada a 80 quilômetros da capital Doha, a planta foi construída em um terreno de mil hectares e conta com 2 milhões de módulos bifaciais instalados em rastreadores de eixo único. Esses painéis têm a capacidade de capturar os raios de sol refletidos no chão, otimizando a produção de energia.

Energia solar em estádios
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) se comprometeu em realizar a primeira Copa do Mundo carbono zero no Catar, competição que acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Isso inclui iniciativas para reduzir deslocamentos e viagens durante o evento, evitando o uso de combustível, promover o uso de ônibus elétricos e metrô, utilizar métodos sustentáveis na construção de estádios e garantir o uso eficiente de água e energia.

Além da usina de Al Kharsaah, o evento também fará uso da energia solar em estádios e outras instalações. Confira:

Estádio Al Bayt

com-promessa-de-copa-do-mundo-carbono-zero-catar-inaugura-usina-solar-de-800-mw
Shutterstock
Palco da abertura da Copa, conta com capacidade para 60 mil pessoas e receberá nove jogos da competição. O estádio tem um sistema de iluminação no estacionamento completamente abastecido por energia solar.

Estádio Al Janoub

com-promessa-de-copa-do-mundo-carbono-zero-catar-inaugura-usina-solar-de-800-mw
Shutterstock
Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio receberá sete jogos da copa. As cercas temporárias em seu perímetro externo contam com iluminação abastecida por um sistema de energia solar.

Estádio Al Thumama
Casa de oito jogos da competição, esse estádio para 40 mil pessoas contou com um centro de pesquisa para estudar o uso de um sistema de resfriamento de alta eficiência abastecido unicamente por painéis fotovoltaicos.