Hotel no México é 100% movido a energia solar e concebido para ter impacto mínimo no meio ambiente

31/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Um Só Planeta

Com projeto do estúdio mexicano Taller de Arquitectura X, liderado pelo arquiteto Alberto Kalach, o Hotel Terreste, localizado em Puerto Escondido, no México, abusa de conceitos sustentáveis para criar um hotel boutique desconectado e inserido na natureza. Com 14 vilas espalhadas ao longo da costa litorânea da cidade, o estabelecimento é completamente movido a energia solar.

Construído de forma linear paralelamente à praia, os quartos aparentam ser inseridos na natureza e geram o mínimo de impacto possível na ecologia local, isso porque o programa de energia depende exclusivamente de painéis solares. Para isso, o hotel funciona com um cronograma específico para eletrônicos, como equipamentos de piscina, e conta com sensores de movimento para luzes internas para ajudar a consumir menos energia.

A arquitetura foi toda pensada com concreto e tijolos de barro branco feitos à mão em Puebla, também no México, e passa uma impressão ao mesmo tempo antiga e futurista. Cada quarto tem seu próprio jardim, chuveiro ao ar livre e cobertura, que conta também com uma piscina privativa e vistas incríveis da serra de Oaxaca. Os interiores, projetados pelas arquitetas Fernanda Romênia e Diana Backal, são minimalistas e abusam do uso da madeira para contrastar com a intensidade dos outros materiais.

Construído inteiramente com materiais locais, técnicas sustentáveis de refrigeração também foram escolhidas pelo estúdio, que investiu nessa simplicidade sofisticada. Além disso, o hotel conta com um clube de praia, um spa termal e uma piscina compartilhada. A proposta principal é que os hóspedes se desconectem do mundo frenético das redes sociais e vivam no mesmo ciclo do sol, garantindo tranquilidade e relaxamento.