Meta de geração solar brasileira pode demandar R$ 125 bilhões até 2030

12/12/16 | São Paulo

PetroNotícias

O Brasil pode ter um boom de investimentos em energia solar nas próximas décadas se as metas do País para 2030 forem atingidas.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) avalia que as projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de que o Brasil possa alcançar uma capacidade de 25 GW até lá, demandariam mais de R$ 125 bilhões em investimentos.

Caso essas perspectivas se tornem realidade, a participação da fonte solar fotovoltaica na matriz nacional passaria dos 0,01% registrados em 2015 para mais de 10% em 2030, um crescimento de mil vezes em um horizonte de 15 anos.

Os números ainda são vistos com ceticismo no setor elétrico brasileiro, mas o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia (foto), considera a divulgação das projeções do governo como um fator positivo, ressaltando que sinalizam um esforço concreto de diversificar a matriz elétrica nacional por meio do aumento da participação de fontes renováveis com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Ainda assim, ele não se dá por satisfeito com os números expressivos.

“Apesar de representar um avanço considerável frente às projeções anteriores, a ABSOLAR recomenda uma meta nacional de 30 GW em energia solar fotovoltaica até 2030, levando em consideração o envolvimento tanto do governo federal, quanto de governos estaduais e municipais”, diz o executivo.