Aeroporto de Brasília recebe certificação de redução de emissão de carbono

02/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Flap International

O aeroporto de Brasília recebeu certificação internacional de redução de emissão de carbono. O reconhecimento foi dado pelo Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe

O programa, chamado ACI (Airport Carbon Accreditation) avalia e reconhece o esforço da Inframerica , administradora do aeroporto, em gerenciar e reduzir as emissões de carbono no terminal.

“Essa é uma certificação importante e é fruto do resultado de diversas ações que a concessionária vem realizando para tornar as operações de todo o aeródromo mais sustentáveis”, conta Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframerica.

Foram realizados investimentos importantes, demonstrando maior responsabilidade ambiental nas operações do terminal brasiliense. Ao longo dos anos, lâmpadas e refletores comuns foram substituídas por LED, tanto nos terminais, quanto nas áreas de pátio e pistas, além da adoção de utilização de fontes de energias renováveis.

A administradora implantou também uma usina fotovoltaica para produção de energia de fonte solar, que serve para abastecer parte do consumo do terminal aéreo. Atualmente 7% do consumo do aeroporto é proveniente dessa planta. O consumo equivale ao abastecimento de 1.462 casas populares.

Outra ação importante foi a implantação do gerenciamento de consumo de energia elétrica, realizado pelo Centro de Controle de Manutenção, por meio de um sistema automatizado capaz de monitorar as principais fontes consumidoras de energia do aeroporto. Isso possibilita que anomalias sejam rapidamente corrigidas.

Em parceria com a Engie, a Inframerica fornece eletricidade e ar-condicionado aos aviões estacionados no aeroporto de Brasília com energia renovável, substituindo os equipamentos movidos a combustível fóssil que faziam o abastecimento. Com isso, há uma redução das emissões de carbono, tornando tanto as empresas aéreas como o terminal mais sustentáveis.

Todos esses esforços estão alinhados com as melhores práticas internacionais e recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional. Assim, as medidas adotadas pela administradora contribuem para a redução do impacto do setor aéreo brasileiro no meio ambiente e na mudança do clima. A equipe de Meio Ambiente da Inframerica segue estudando novas tecnologias para redução de poluentes e para tornar a operação de Brasília ainda mais sustentável.