Chamada pública prevê R$ 30 milhões para eficiência energética

05/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Segundo a Copel, poderão ser inscritos projetos de instalação de sistemas fotovoltaicos para geração própria 5 de janeiro de 2023. A ideia é que sejam substituídos similares antigos trazendo ganhos de eficiência no consumo da energia elétrica.

Projetos voltados à troca de equipamentos que visam à economia de energia podem ser inscritos em uma nova chamada pública aberta pela Copel Companhia Paranaense de Energia para o financiamento de ações de eficiência energética.

No total, serão destinados cerca de R$ 30 milhões para fazer a troca de aparelhos como lâmpadas, eletrodomésticos, maquinário industrial e outros equipamentos movidos à eletricidade

A ideia é que sejam substituídos similares antigos trazendo ganhos de eficiência no consumo da energia elétrica. Além disso, poderão ser inscritos projetos de instalação de sistemas fotovoltaicos para geração própria.

Podem inscrever-se na Chamada Pública PEE COPEL 006/2022 órgãos do poder público e municípios que queiram tornar mais eficiente sua iluminação pública; e ainda prestadores de serviços públicos e propriedades rurais, áreas comuns de condomínios, clientes comerciais e industriais. As submissões podem ser feitas até o dia 17 de março de 2023, pelo site

Os recursos são do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) . Caso haja dúvidas sobre o edital, até o dia 15 de fevereiro o aceita pedidos de esclarecimentos.