Confira as principais tendências de 2023 para o mercado global de baterias

13/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

A BloombergNEF (BNEF) elaborou uma lista de tendências para o mercado global de baterias e armazenamento de energia para 2023, com projeções para preços, avanços tecnológicos e desenvolvimentos políticos.

Confira as principais previsões:

– Os preços de conjuntos de baterias de íon lítio permanecerão elevados, na média de U$ 152/kWh. Em 2022, o valor médio foi de 151/kWh, um aumento de 7% em relação a 2021, o primeiro incremento anual registrado pela BNEF.

 – Os preços de níquel e do lítio também devem se manter em patamares elevados nesse ano, dadas as incertezas em relação as políticas de tolerância zero da China contra a Covid e a continuidade das perturbações na cadeia de fornecimento de metais, causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

– A volatilidade na oferta, demanda e preços continuam, embora os valores do lítio possam mostrar redução com a disponibilidade de novos suprimentos.

– Anúncios de investimentos de grandes fabricantes de baterias e automóveis elétricos podem impulsionar as baterias de íons de sódio. Essa tecnologia ainda recente, que está começando a ganhar escala, poderá ajudar a aliviar as pressões no mercado de baterias e reduzir custos a partir de 2026.

– Nos Estados Unidos, o Inflation Reduction Act of 2022, pacote legislativo de combate à inflação e mudanças climáticas, resultará em mais de US$ 80 bilhões em novos investimentos na cadeia de fornecimento de baterias, com a lei introduzindo uma série de incentivos aos setores de veículos elétricos e armazenamento de energia.

– O mercado global de armazenamento de energia irá dobrar, apesar dos custos mais altos. A BNEF estima que o setor deverá instalar 16GW/35GWh até o final de 2023.