Prova de conceito do passaporte de bateira é apresentado no Fórum Econômico Mundial

19/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Iniciativa servirá como selo de qualidade e sustentabilidade de equipamentos e será item obrigatório na União Europeia em 2026

Conforme a organização, o passaporte estabelece um gêmeo digital de uma bateria física que transmite informações sobre todos os requisitos de sustentabilidade e de ciclo de vida aplicáveis. Isso traria maior transparência sobre proveniência do material, composição química, histórico de fabricação e desempenho.

Os indicadores incluem um relatório parcial sobre a pegada de carbono da bateria e o desempenho com relação ao trabalho infantil e aos direitos humanos. O objetivo é fornecer aos usuários finais um selo de qualidade. Ainda conforme a GBA, o Passaporte de Bateria se tornará um requisito obrigatório na União Europeia (UE) até 2026.

A iniciativa foi desenvolvida ao longo de três anos pelos membros da GBA, que abrangem a cadeia de valor global de baterias, da mina até a reciclagem, incluindo a Audi, BASF, CATL, ERG, Glencore, LG Energy Solution, Umicore, Tesla e fornecedores de soluções de TI, bem como organizações não-governamentais e internacionais.