Fabricante apresenta Motorhome elétrico e movido a energia solar capaz de passar uma semana sem recarregar

20/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Click Petróleo & Gás

A empresa americana, Winnebago, desenvolveu um Motorhome elétrico alimentado por energia solar. O veículo oferece uma autonomia de 174 km com apenas uma única carga

A Winnebago, empresa que atua na produção de motorhomes, anunciou nesta semana seu protótipo totalmente elétrico e aliemntado com energia solar, que recebeu o nome de eRV2. Com base no mesmo chassi da Ford-E Transit, o Motorhome elétrico parece uma van convencional por fora e disponibiliza uma autonomia de 174 km por carga. A empresa americana equipou o veículo com um truque na manga, uma bateria de 48 volts e 15 kWh armazenada sob o piso.

Motorhome elétrico conta com painéis solares instalados no teto e laterais

A bateria alimenta apenas as comodidades internas por uma semana sem recarregar, incluindo aquecedor, ar condicionado, chuveiro, ventilador de teto e geladeira. O segredo para manter este conjunto funcionando é um conjunto de painéis solares de 900 watts instalado no teto que mantém a bateria carregada. De acordo com as expectativas da empresa responsável, com apenas 4 horas de luz solar por dia, é possível ficar até uma semana longe da tomada.

O interior do veículo, por sua vez, conta com diversos materiais reciclados, tapetes, incluindo o piso, colchão e acabamentos. Com a promessa de disponibilizar um ambiente multifuncional e calmo, o motorhome elétrico conta ainda com espaços voltados ao trabalho e portas de carregamento integradas. Um roteador Wi-Fi também está incluso no pacote.

Vale destacar que o tecido que cobre os assentos da cabine também é desenvolvido à base de plantas e as bancadas são de materiais biodegradáveis. No fim, a Winnebago ainda não revelou alguns detalhes técnicos e deixou claro que o modelo ainda é um conceito sem data para ser lançado ao mercado.

A empresa destaca que a autonomia do modelo ainda é baixa para suprir as demandas de um cliente padrão que compra um RV. A meta é que o proprietário consiga dirigir por pelo menos três horas entre as recargas. Mesmo assim, é um conceito capaz de demonstrar que o mercado de veículos recreativos também está com foco em modelos com emissão zero.

Estrella Mobil lança no Brasil Motorhome que aumenta a autonomia de energia

A Estrella Mobil, pensando naqueles aventureiros raiz, lançou recentemente o modelo Rigel Black Series, um Motorhome que conta com equipamentos ideais para aqueles que ficarão sem tanta estrutura próxima, como regiões isoladas e de difícil acesso. O modelo conta com uma tecnologia para autonomia de energia, gás e água.

Segundo Julio Lemos, cofundador da Estrella Mobil, este é um modelo de série exclusivo e customizado que foi montado com base na Sprinter Furgão, um carro bem robusto. Conta com equipamentos para autonomia total de energia, 800 watts de geração solar, tem todo o sistema de gerenciamento de energia e banco de bateria de lítio da holandesa Victron Energy.

Lemos explica que, através do sistema hidrônico, um equipamento que dispensa o uso de gás e em seu lugar utiliza o diesel do tanque do carro, sendo possível realizar o aquecimento da água e do ambiente interno do motorhome.

VW anuncia motorhome mais caro do mundo

VW Fusca ganhou destaque em várias partes do mundo, sendo um dos mais vendidos e icônicos na história do Brasil. Sendo assim, um Fusca Motorhome, conhecido como Super Bugger, está sendo comercializado nos EUA.

O modelo conta com detalhes interessantes e custa algo em torno de R$ 216, 43 mil. Este modelo está anunciado no famoso site de classificados eBay e conforme o anúncio, trata-se de um Super Bugger do ano de 1969.

O veículo foi transformado para ser um motorhome, lembrando até algumas transformações feitas em Kombis. Enquanto isso, nos EUA, a versão Motorhome do Fusca se tornou uma realidade. Durante a década de 70, uma empresa disponibiliza kits para construção e conversão.