Energia solar ganha isenção de ICMS em SP

03/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Ciclo Vivo

Na última segunda-feira (27), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou onze decretos relacionados à redução do ICMS de vários segmentos do setor produtivo. Entre os beneficiados, o Decreto n° 67.521/2023 prevê a isenção do imposto para micro e minigeradores de energia elétrica e outras modalidades de GD (geração distribuída).

A medida vale para a geração distribuída de energia elétrica e centrais geradoras com potência instalada de até 1 MW (megawatt), ou de até 5 MW (megawatts) quando se tratar de geradora de energia elétrica solar fotovoltaica.

Com a isenção do ICMS para a cadeia produtiva e geração distribuída, o estado de São Paulo prevê um impacto de R$ 850 milhões nas arrecadações tributárias, mas que pode ser compensado por ganhos decorrentes do impulsionamento das atividades que se beneficiam do incentivo.

Geração própria de energia alcança 18 GW de capacidade Energia solar se torna 2ª maior fonte na matriz elétrica brasileira Geração de energia solar atinge marca histórica no Brasil 7 perguntas e respostas sobre energia solar

A isenção de ICMS para as centrais geradoras fotovoltaicas com potência instalada de até 5 MW já acontece em Minas Gerais. O estado mineiro era o líder na produção de energia solar desde 2016, até cair para o segundo lugar em fevereiro deste ano. A ideia é que o novo benefício promova novos investimentos e gere mais empregos, enquanto estimula a geração de energia renovável – essencial para o estado reduzir suas emissões poluentes.

Energia solar no Brasil

A energia solar ultrapassou a marca de 18 gigawatts de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos no Brasil, segundo mapeamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

De acordo com a entidade, o país possui atualmente mais de 1,7 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras. Além disso, a tecnologia solar fotovoltaica em telhados e pequenos terrenos já está presente em 5.523 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.