Colégio Franciscano Pio XII investe em geração de energia solar

14/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em ABC do ABC

Em funcionamento desde agosto de 2021, a usina fotovoltaica Pio XII tem capacidade de geração de 269 kWp (quilowatt pico), com produção média mensal de 20 mil kWh

Alinhado às agendas ambientais do Brasil e do mundo e inserindo a temática ESG na escola, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, instalou painéis solares para geração de energia limpa e renovável, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e os impactos ao meio ambiente, além de mostrar à comunidade escolar a importância da preservação de recursos naturais e incentivar a consciência ecológica nos alunos. Hoje, o Colégio produz toda a eletricidade que consome.

De acordo com a direção da instituição, a usina fotovoltaica Pio XII busca garantir autossuficiência no consumo e é um projeto que faz parte dos pilares de sustentabilidade da instituição, inspirado nos valores franciscanos de valorização da vida e da natureza. “O uso de energia limpa segue o lema franciscano de cuidado à natureza e essa inovação ajuda os alunos a serem responsáveis com o meio ambiente”, diz Fátima Lopes dos Santos Miranda, diretora do Colégio Franciscano Pio XII. “ Com nove meses de implantação, a iniciativa evitou a emissão de 62,7 toneladas de gás de efeito estufa, o que equivale a aproximadamente 1.900 árvores plantadas” , avalia.

De agosto a dezembro de 2021 foram gerados 71 mil kWh. Já nos três primeiros meses de 2022 foram gerados aproximadamente 90 mil kWh. Para se ter uma ideia, o consumo médio de uma residência no Brasil é de 165 kWh por mês, ou seja, a energia que é gerada pela usina do Colégio Franciscano Pio XII seria suficiente para abastecer cerca de 120 casas. A energia excedente é injetada na rede da concessionária e fica acumulada para uso futuro no próprio colégio ou em outras unidades escolares das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

A usina fotovoltaica Pio XII também é utilizada como ferramenta pedagógica e permite aos alunos conhecer de perto o processo de geração de energia limpa. “Os estudantes conhecem na prática como é o funcionamento e como a energia é produzida” , finaliza a diretora do Pio XII.