Capacidade solar instalada no Brasil deve saltar 115% até o final de 2018

03/09/18 | São Paulo

O Petróleo

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projeta que o país terminará 2018 com 2,5 GW de capacidade instalada de geração de energia solar, um aumento de 115% em relação aos 1,15 GW no final de 2017. Quarta-feira.

O impulso para a fonte, que atualmente representa apenas 0,8% da capacidade do país, deve vir da construção de dois grandes parques fotovoltaicos (PV), que devem chegar a pouco mais de 2 GW até o final do ano, e o número crescente de sistemas de geração distribuída (DG), que a ABSOLAR espera fechar o ano com 410 MW de capacidade total.

Entre as principais razões para o rápido crescimento das plantas de GDs solares no Brasil, seja em residências, empresas ou indústrias, está o aumento das tarifas de energia nos últimos anos e a queda significativa nos preços dos equipamentos solares, principalmente importados da China.

No momento, a empresa estatal de pesquisas de energia EPE do Brasil está preparando um novo Plano Decenal de Energia (PDE), no qual a agência prevê que as usinas fotovoltaicas de grande porte respondam por 5% da matriz energética do país até 2027. notado.