Aplicativo gratuito ajuda a implantar painéis solares

20/04/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Fato e Notícias

Desenvolvido na USP, ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade
Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) criaram um aplicativo gratuito de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, chamado Curso Solar USP, que pode ser utilizado por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade.

O objetivo do aplicativo é ajudar no processo de dimensionamento fotovoltaico ou seja, na análise do local em que vai ser implementado um sistema para produção de energia solar, para entender a demanda necessária e o melhor aproveitamento do espaço disponível para implantação de painéis solares.

Disponível na Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows), o aplicativo foi desenvolvido pelos pesquisadores Elmer Pablo Tito Cari, professor da EESC, e Nílson Takayuki, engenheiro eletricista formado na USP em São Carlos. Segundo o professor Cari, o usuário deve informar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.

Para ajudar no processo de utilização do app, há um tutorial disponível no Canal Curso Solar USP no YouTube. A ferramenta é uma excelente opção para quem deseja implantar um sistema de energia solar em sua residência, empresa ou propriedade rural, mas não sabe como começar.