Maior projeto de energia fotovoltaica do Brasil será em Minas

15/06/20 | São Paulo

Ponto Final

Investimento será feito em Jaíba, na região Norte do estado, contribuindo para geração de emprego e renda.

O investimento em fontes de energia limpa em Minas Gerais contribui não só com a adoção de uma matriz renovável, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, mas também com a criação de emprego e renda para as famílias. Em Jaíba, no Norte do estado, foi anunciada nova implementação de uma usina de energia solar fotovoltaica, no valor de R$ 6 bilhões. O projeto começa a ser construído no segundo semestre de 2020 e terá capacidade total instalada de cerca de 1.357 megawatts.

O investimento, feito pela empresa Aurora Energia, contribui para que o estado se destaque na geração centralizada de energia fotovoltaica, operada por usinas de grande porte. Atualmente, Minas é o quarto maior gerador do país, atrás apenas de Piauí, Ceará e Bahia, com potência de 755 megawatts instalados e em construção, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Com o aporte em Jaíba, a previsão é de que o estado tome a dianteira no Brasil.

Na geração distribuída, instalada em residências, condomínios, indústrias, comércio, propriedades rurais e prédios públicos, Minas Gerais já é líder, com potência de 512 megawatts (MW). Isso corresponde a 19% de toda a energia solar fotovoltaica desse tipo em todo o país.

Empregos

De acordo com estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no planeta. A cada novo megawatt instalado, são criados entre 25 e 30 novos postos. Com isso, o setor tem a capacidade de impulsionar uma nova cadeia de produtos e serviços, gerando milhares de oportunidades de trabalho, desenvolvimento tecnológico de ponta, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades no Norte de Minas.