Deputado propõe instalação de painéis solares em escolas estaduais do Acre

21/07/20 | São Paulo

Portal Solar 

Projeto de Lei do deputado Chico Viga defende o uso da energia fotovoltaica em novas edificações de escolas da rede estadual

O deputado Chico Viga (PHS) apresentou, durante sessão virtual realizada no dia 8 de julho, um projeto de lei (PL) que prevê a instalação de energia solar em novas edificações de escolas da rede estadual do Acre. A proposta enfatiza que, além das vantagens decorrentes da energia fotovoltaica, como a redução dos gases de efeito estufa, existe também o avanço tecnológico resultante dela, como o baixo custo.

A energia solar gera uma grande economia nos custos com energia elétrica por pelo menos 25 anos, tempo médio de vida útil do sistema. Viga destaca que o Estado deve avançar com esta inovação, possibilitando modelos inovadores, mais baratos e eficientes na área de educação. “O PL é um estímulo ao aproveitamento do potencial solar de suprimento de energia sem prejuízo do meio ambiente valendo-se do vasto recurso existente”, defende.

Segundo ele, o estado deve aproveitar esse sistema de geração direta de energia elétrica devido a suas vantagens de custos, preços e tecnologia. “Não optar por esta orientação é virar as costas para a economia sustentável, de baixo custo e grande eficiência”, completa.

No ranking estadual de potência instalada na modalidade de geração distribuída, o Acre está em penúltimo lugar, somente com 3,9 MW implantado até agora, ganhando apenas de Roraima, cuja produção é de 1,8 MW. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Apesar de passar parte do tempo com algum desvio pela umidade do ar a irradiação solar do Acre – e de qualquer outra no território brasileiro – é maior que a de vários países europeus, como a Alemanha, que vem usando largamente o sol como fonte de energia renovável. Há bairros inteiros abastecidos apenas com essa modalidade.

O estado vem mostrando interesse na energia solar. No dia 9 de julho, o vereador Eduardo Farias apresentou um anteprojeto de lei que sugere a instalação de sistema solar fotovoltaico em prédios públicos da Capital. Caso seja aprovado, ideia é que todos estejam equipados com o sistema no prazo de 10 anos.