Governo do Paraná dará apoio técnico aos municípios para eficiência energética

15/12/20 | São Paulo

Procel Info 

Os técnicos municipais que atuam no desenvolvimento dos projetos de investimentos urbanos terão o apoio do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, para a elaboração de propostas que promovam maior eficiência e autossuficiência energética a partir da implantação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos.

O serviço fica disponível com a conclusão do treinamento sobre o tema, realizado nesta semana, com 19 analistas de desenvolvimento municipal que atuarão como multiplicadores.

“Com o repasse dessa metodologia, as prefeituras de todo o estado poderão atuar desde a elaboração dos diagnósticos preliminares, execução de todos os passos até a conclusão dos projetos”, destacou a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

PROCEDIMENTOS – O conteúdo apresentado inclui os procedimentos para a 'Identificação de Demandas'; 'Articulações com os Instrumentos Legais'; 'Formalização da Gestão do Projeto'; 'Avaliação dos Aspectos Financeiros e Contratuais'; requisitos para a 'Viabilização da Licitação'; procedimentos no 'Acompanhamento da Execução do Projeto' e o 'Monitoramento' durante a sua execução e a 'Apresentação dos Impactos do Projeto'.

Nas abordagens, são tratadas, por exemplo, as metodologias para identificar o potencial fotovoltaico das coberturas das edificações, a criação de indicadores ou os processos para garantir a qualidade e a melhoria contínua dos projetos.

A implantação de sistemas energéticos mais eficientes e a adoção de equipamentos mais econômicos ou de geração fotovoltaica estão entre as possibilidades na busca da sustentabilidade para as administrações municipais.

Essas medidas atendem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 7, que defende o acesso a diferentes fontes de energia, principalmente as renováveis, eficientes e não poluentes; o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, e o ODS 17, sobre a formação de parcerias.

O treinamento “Preparação de Projetos de Eficiência Energética e Energia Solar Fotovoltaica – Guia Felicity3 e do conteúdo Kit Ferramentas para Capacitação Guia Felicity” é resultado de parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha.