16/04/25 | São Paulo
As lideranças do Grupo de Trabalho de Geração Centralizada da ABSOLAR (GTGC) se reuniram, por videoconferência, com a equipe de planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para falar sobre a validação dos modelos de resposta dos inversores e dos Controladores de Usina de Energia (PPC) das usinas e cortes de geração.
Durante a reunião, o ONS informou que não vai solicitar a prorrogação do prazo estipulado até 30 de junho para a validação dos modelos matemáticos. Sob alegação de segredo industrial do modelo, o operador levantou a possibilidade de discutir com os fabricantes o “congelamento” dos dados já divulgados. A proposta do ONS é divulgar uma base de dados compilada, de forma a preservar os segredos dos fabricantes do setor e dar andamento às validações.
Comentou também que por solicitação do GT Curtailment do Ministério de Minas e Energia (MME), também foi debatida a avaliação de operação em N-1, aquela que considera a proteção para perdas simples de linhas de transmissão. O ONS afirmou que pretende estudar a reconfiguração de alguns Sistemas de Proteção (SEPs) e avaliar o resultado “risco x benefício”, sob observação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao MME. A expectativa é de que a nova configuração entre em operação antes da safra de ventos, que começa em julho.
Como resultado das discussões, ficou acertado que o ONS vai divulgar o status mensal das validações de todos os modelos matemáticos, em reunião a ser agendada após o encontro do Operador com o CMSE, prevista para 04 de maio.