Patrocinador Anfitrião

Patrocinador Ouro

Episódio 19 - Sustentabilidade econômica dos projetos solares em grande escala

Neste episódio de “Um Lugar ao Sol”, o podcast da ABSOLAR, falamos sobre os projetos solares em grande escala, em especial da perspectiva para as grandes usinas e da autoprodução de energia. Priscila Brandão conversa com Marcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR; Fabiola Sena, CEO da FSET Consultoria em Energia; e Harry Schmelzer Neto, Diretor de Solar & Build da WEG. O episódio também conta com uma entrevista especial de Fabio Bortoluzo, General Manager da Atlas Renewable Energy no Brasil.

Episódio 18 – Calculando o payback: como fazer o seu projeto render mais?

No mais novo episódio de “Um Lugar ao Sol”, o podcast da ABSOLAR, você vai ficar por dentro de um assunto que mexe bastante com o bolso do consumidor: payback. Priscila Brandão conversa com Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, e Guilherme Susteras, Conselheiro da ABSOLAR e Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída da associação. O episódio também conta com uma entrevista especial de Marcio Takata, Diretor da Greener.

Episódio 17 – A versatilidade da energia solar

Neste episódio de “Um Lugar ao Sol”, o podcast da ABSOLAR, você vai conhecer diferentes formas de fazer o uso da energia gerada pela fonte solar fotovoltaica. Priscila Brandão conversa com Rodrigo Pedroso, CEO do Grupo Pacto Energia, Diretor de Energia da Fiesp e Conselheiro Fiscal Efetivo da ABSOLAR, e com Luis Pita, Diretor da Atlas Renewable Energy do Brasil e Conselheiro da ABSOLAR.

Episódio 16 – Mercado de carbono: o que a sua empresa precisa saber​

Crédito de carbono tem tudo a ver com o meio ambiente e o futuro do planeta, por isso, este é o tema dessa edição do podcast ‘Um Lugar ao Sol’. Ficou curioso para saber quanto equivale um crédito de carbono e como esse mercado funciona? Confira o episódio #16 com a participação do Presidente Executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia e da Luisa Valentim, Diretora da CELA, Engenheira do CEET e Mentora da GWNET.

Episódio 15 – Novos empreendimentos na solar e desafios com as distribuidoras de energia

Neste episódio de “Um Lugar ao Sol”, o podcast da ABSOLAR, vamos falar sobre os principais desafios com as distribuidoras de energia e as oportunidades de negócio na solar. Priscila Brandão conversa com Bárbara Rubim, Advogada e Vice-Presidente da ABSOLAR; Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR; e Rodrigo Yunes, Gerente de Engenharia do Portal Solar.

Episódio 14 – A nova lei da geração distribuída: e agora? Como fica o meu mercado?

Neste episódio de “Um Lugar ao Sol”, o podcast da ABSOLAR, vamos falar sobre a Lei 14.300/2022, que cria o marco legal da geração distribuída no Brasil. Priscila Brandão conversa com Bárbara Rubim, Advogada e Vice-Presidente da ABSOLAR; Guilherme Susteras, Conselheiro da ABSOLAR; e Maciel Silva, Coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Episódio 13 – Solar e os pequenos negócios

A energia solar e os pequenos negócios são tema do episódio #13 do podcast “Um Lugar ao Sol”, que contou com a participação de Bárbara Rubim, Vice-Presidente de Geração Distribuía da ABSOLAR; Catia Stoyan Setin, Diretora Geral e Fundadora da Stoyan Energia; e Diogo Lisboa, Especialista e Coordenador de Projetos de Energia Solar Fotovoltaica do Sebrae Minas. 

Episódio 12 – Energia solar como aliada da economia circular

Como é bom um planeta onde o consumo não degrada e nem polui, não é mesmo? A economia circular faz com que o produto que você consome volte para o mercado, gerando lucro para a cadeia produtiva e preservando o meio ambiente. Dê um play no episódio #12 de “Um Lugar ao Sol” e descubra como o Brasil está caminhando para garantir a sustentabilidade na geração de energia solar, reaproveitando materiais dos sistemas fotovoltaicos e se preparando para a economia circular. Participam com a gente: Daniel Pansarella, Coordenador da FT Logística da ABSOLAR; Mara Schwengber, Coordenadora Estadual da ABSOLAR no RS; e Ricardo Baitelo, Coordenador de Projetos do IEMA.

Episódio 11 – Oportunidades do Mercado Livre de Energia: regulação, contratos e comercialização

Poder escolher a energia que vai abastecer a sua casa e o melhor preço por ela é um direito de todo consumidor. Dê um play no episódio #11 de “Um Lugar ao Sol” e descubra como o Brasil está caminhando para ter mais liberdade no setor elétrico dentro do Mercado Livre de Energia. Participam com a gente: Márcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR; Gustavo Vadja, Head de Desenvolvimento de Negócios da Canadian Solar; e Ricardo Barros, Head of Country da Lightsource BP.

Episódio 10 – Energia solar: empregos, oportunidades e participação feminina

A energia solar é uma das fontes que mais geram empregos no mundo e, mesmo com a pandemia, o setor abriu vagas em todo o País. Quais as funções mais procuradas, como os pequenos empreendedores estão aproveitando oportunidades e como a participação das mulheres está contemplada nesse crescimento? Ouça a opinião e as análises de Natália Chaves, Coordenadora de Energia da Câmara de Comércio Alemã (AHK RJ) e Co-fundadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede Mesol); da Juliana Borges, Analista Nacional de Energia do Sebrae; e do Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, no Episódio #10 de “Um Lugar ao Sol”.

Episódio 9 – Acessibilidade e tecnologias no futuro: o que vem por aí?

Quer saber como as novas tecnologias para energia solar podem mudar a realidade da população de baixa renda? O episódio #9 de “Um Lugar ao Sol” entrevistou Nelson Falcão, Vice-Presidente de Cadeia Produtiva da ABSOLAR; César Nóbrega, Coordenador do Comitê de Energia Renovável do Semiárido; e Leonardo Gasparini, CEO da SunR. Confira!

Episódio 8 – Crise hídrica no Brasil e a energia solar como parte da solução

Falamos sobre a crise hídrica do Brasil e como a energia solar é parte da solução. Priscila Brandão conduz a conversa junto com Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR, e Gustavo Pires, Superintendente adjunto de geração da EPE. O episódio ainda contou com uma entrevista especial com a Carolina Reis, Diretora Comercial do Meu Financiamento Solar.

Episódio 7 – Financiamento na solar FV: o que há de novo?

Falamos sobre o que há de novo em financiamento na solar. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Camila Ramos, Vice-Presidente de Financiamento da ABSOLAR; José Prado, Sócio e head da área de infraestrutura do Machado Meyer Advogados; e Rogério Santos, CFO da Órigo Energia. O episódio ainda contou com entrevistas com o Banco do Nordeste e Meu Financiamento Solar.

Episódio 6 – Retomada verde: como fortalecer a economia de forma sustentável?

No primeiro episódio do ano do podcast “Um Lugar ao Sol”, falamos sobre retomada verde. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR; Gesner Oliveira, Economista e Professor da FGV; e Luisa Valentim Barros, Especialista em soluções renováveis de energia e sustentabilidade. O episódio ainda contou com uma entrevista com Carolina Reis, do Meu Financiamento Solar.

Episódio 5 – A autoprodução de energia

No quinto episódio de “Um Lugar ao Sol”, falamos sobre a autoprodução de energia. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Marcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR; Ricardo Barros, Head of Country da Lightsource BP; e o Raphael Gomes, Sócio da área de Energia e Recursos Naturais da Demarest. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com o Gustavo Checcucchi, Diretor de Energia da Braskem.

Episódio 4 – Regras para geração própria de energia: o que vem por aí

Quais são as novas regras para gerar a própria energia e o que esperar para os próximos anos? Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Bárbara Rubim, Vice-Presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, e Virginia Parente, Professora do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – USP. O episódio ainda contou com a participação de Rodrigo Almeida, Sócio Consultor da BMJ Consultores Associados, e Efrain Cruz, Diretor da Aneel e relator da revisão da REN 482.

Episódio 3 – A solar fotovoltaica no campo

Falamos sobre a presença da energia solar fotovoltaica no campo e como essa fonte renovável ajuda na redução dos gastos. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, e Plinio Nastari, Presidente e fundador da Datagro Consultoria. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com produtores rurais que já utilizam a energia solar fotovoltaica em seus negócios.

Episódio 2 - Energia solar como transformação social

O segundo episódio apresenta como a eficiência energética e a energia solar ajudam na transformação social do Brasil, levando energia para comunidades carentes. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR; Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar; e Nelson Falcão, Vice-Presidente de Cadeia Produtiva da ABSOLAR. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com a ONG Litro de Luz.

Episódio 1 - A energia solar e as novas tecnologias

No episódio de estreia de “Um Lugar ao Sol”, falamos sobre as novas tecnologias para energia solar fotovoltaica, caso do sistema híbrido, do armazenamento e do chamado “grid neutro”. Priscila Brandão é quem conduz essa conversa que conta com a participação de Bárbara Rubim, Advogada e Vice-Presidente da ABSOLAR; Professor Erik Rego, Diretor de Energia Elétrica da EPE e Professor da Escola Politécnica da USP; e Ítalo Freitas, CEO do Grupo AES Brasil.

Ouça a gente também nas plataformas de streaming:

 

Episódio 1 – A energia solar e as novas tecnologias

Ouça

Episódio 2 – Energia solar como transformação social

O segundo episódio apresenta como a eficiência energética e a energia solar ajudam na transformação social do Brasil, levando energia para comunidades carentes. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR; Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar; e Nelson Falcão, Vice-Presidente de Cadeia Produtiva da ABSOLAR. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com a ONG Litro de Luz.

Ouça

Episódio 3 – A solar fotovoltaica no campo

Falamos sobre a presença da energia solar fotovoltaica no campo e como essa fonte renovável ajuda na redução dos gastos. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, e Plinio Nastari, Presidente e fundador da Datagro Consultoria. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com produtores rurais que já utilizam a energia solar fotovoltaica em seus negócios.

Ouça

Episódio 4 – Regras para geração própria de energia: o que vem por aí

Quais são as novas regras para gerar a própria energia e o que esperar para os próximos anos? Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Bárbara Rubim, Vice-Presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, e Virginia Parente, Professora do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – USP. O episódio ainda contou com a participação de Rodrigo Almeida, Sócio Consultor da BMJ Consultores Associados, e Efrain Cruz, Diretor da Aneel e relator da revisão da REN 482.

Ouça

Episódio 5 – A autoprodução de energia

No quinto episódio de “Um Lugar ao Sol”, falamos sobre a autoprodução de energia. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Marcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR; Ricardo Barros, Head of Country da Lightsource BP; e o Raphael Gomes, Sócio da área de Energia e Recursos Naturais da Demarest. O episódio ainda contou com uma reportagem especial com o Gustavo Checcucchi, Diretor de Energia da Braskem.

Ouça

Episódio 6 – Retomada verde: como fortalecer a economia de forma sustentável?

No primeiro episódio do ano do podcast “Um Lugar ao Sol”, falamos sobre retomada verde. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR; Gesner Oliveira, Economista e Professor da FGV; e Luisa Valentim Barros, Especialista em soluções renováveis de energia e sustentabilidade. O episódio ainda contou com uma entrevista com Carolina Reis, do Meu Financiamento Solar.

Ouça

Episódio 7 – Financiamento na solar FV: o que há de novo?

Falamos sobre o que há de novo em financiamento na solar. Priscila Brandão conduz a conversa, que conta com a participação de Camila Ramos, Vice-Presidente de Financiamento da ABSOLAR; José Prado, Sócio e head da área de infraestrutura do Machado Meyer Advogados; e Rogério Santos, CFO da Órigo Energia. O episódio ainda contou com entrevistas com o Banco do Nordeste e Meu Financiamento Solar.

Ouça

Episódio 8 – Crise hídrica no Brasil e a energia solar como parte da solução

Falamos sobre a crise hídrica do Brasil e como a energia solar é parte da solução. Priscila Brandão conduz a conversa junto com Guilherme Susteras, Coordenador do GT de Geração Distribuída da ABSOLAR, e Gustavo Pires, Superintendente adjunto de geração da EPE. O episódio ainda contou com uma entrevista especial com a Carolina Reis, Diretora Comercial do Meu Financiamento Solar.

Ouça

Episódio 9 – Acessibilidade e tecnologias no futuro: o que vem por aí?

Quer saber como as novas tecnologias para energia solar podem mudar a realidade da população de baixa renda? O episódio #9 de “Um Lugar ao Sol” entrevistou Nelson Falcão, Vice-Presidente de Cadeia Produtiva da ABSOLAR; César Nóbrega, Coordenador do Comitê de Energia Renovável do Semiárido; e Leonardo Gasparini, CEO da SunR. Confira!

Ouça

Episódio 10 – Energia solar: empregos, oportunidades e participação feminina

A energia solar é uma das fontes que mais geram empregos no mundo e, mesmo com a pandemia, o setor abriu vagas em todo o País. Quais as funções mais procuradas, como os pequenos empreendedores estão aproveitando oportunidades e como a participação das mulheres está contemplada nesse crescimento? Ouça a opinião e as análises de Natália Chaves, Coordenadora de Energia da Câmara de Comércio Alemã (AHK RJ) e Co-fundadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede Mesol); da Juliana Borges, Analista Nacional de Energia do Sebrae; e do Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, no Episódio #10 de “Um Lugar ao Sol”.

Ouça

Episódio 11 – Oportunidades do Mercado Livre de Energia: regulação, contratos e comercialização

Poder escolher a energia que vai abastecer a sua casa e o melhor preço por ela é um direito de todo consumidor. Dê um play no episódio #11 de “Um Lugar ao Sol” e descubra como o Brasil está caminhando para ter mais liberdade no setor elétrico dentro do Mercado Livre de Energia. Participam com a gente: Márcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR; Gustavo Vadja, Head de Desenvolvimento de Negócios da Canadian Solar; e Ricardo Barros, Head of Country da Lightsource BP.

Ouça

Episódio 12 – Energia solar como aliada da economia circular

Como é bom um planeta onde o consumo não degrada e nem polui, não é mesmo? A economia circular faz com que o produto que você consome volte para o mercado, gerando lucro para a cadeia produtiva e preservando o meio ambiente. Dê um play no episódio #12 de “Um Lugar ao Sol” e descubra como o Brasil está caminhando para garantir a sustentabilidade na geração de energia solar, reaproveitando materiais dos sistemas fotovoltaicos e se preparando para a economia circular. Participam com a gente: Daniel Pansarella, Coordenador da FT Logística da ABSOLAR; Mara Schwengber, Coordenadora Estadual da ABSOLAR no RS; e Ricardo Baitelo, Coordenador de Projetos do IEMA.

Ouça

Ouça a gente também nas plataformas de streaming: