Produtores rurais ganham linha de financiamento para solar no RJ

19/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar

Governo do estado do Rio de Janeiro desenvolveu a linha de fomento rural Energia Limpa

A produção de energia fotovoltaica em propriedades rurais vem crescendo consideravelmente no Brasil. Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apontam que a potência instalada no setor aumentou de 305 mil kWh para em torno de 660 kWh nos últimos 12 meses – ou seja, uma alta de 115%.

De acordo com Alexandre Borin, gerente comercial da Fronius, o agronegócio é o segmento de mercado que mais investiu em solar em 2020. Seguindo esta premissa, o governo do estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, desenvolveu a linha de fomento rural Energia Limpa.

Esta linha integra o Programa Agrofundo e tem como beneficiários produtores rurais com explorações situadas no território fluminense. O limite financiável é de 100% do orçamento, até R$ 60 mil, com prazo máximo de 60 meses e juros anuais de 2%.

“O campo é um dos locais com maior potencial de aproveitamento desta fonte de energia. Ter a capacidade de gerar a sua própria energia faz com que a propriedade rural tenha um ganho considerável, podendo este recurso ser aplicado nas atividades-fim do agricultor”, explicou Marcelo Queiroz, secretário estadual de Agricultura,

De acordo com a Pasta, o superávit de energia produzida pelos módulos fotovoltaicos no imóvel rural será transferido à concessionária de eletricidade, que o compensará na forma de créditos em energia – o que, inclusive, pode ser usufruído em outras residências do produtor rural, como na cidade.