Escolas públicas na Bahia recebem sistema de energia solar

29/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Três escolas municipais localizadas na Bahia irão receber sistemas solares que vão ajudar na economia da conta de luz. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Diretoria de Infraestrutura (Dire), e a Companhia Elétrica da Bahia (Coelba) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de sistemas solares nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Angelina Rocha de Assis e Mário Altenfelder, ambos no bairro Lobato, em Salvador, e Professor Antônio Pithon Pinto, em Fazenda Coutos, também na capital baiana.

Ao todo, serão 198 painéis fotovoltaicos com capacidade total de converter a radiação do sol em 130 mil quilowatt-hora (kWh) de eletricidade por ano. A iniciativa resultará em uma economia anual de cerca de R$120 mil aos cofres públicos.

De acordo com Marcelo Oliveira, secretário da Smed, essa cooperação técnica é de grande importância, que vai além da redução de gastos. “Estamos tratando de uma energia limpa e renovável. As fontes alternativas são cada vez mais necessárias e estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Por outro lado, há também o aspecto pedagógico, que pode ser desenvolvido junto aos alunos da rede municipal, que vão desde o contato com essa tecnologia até a conscientização ambiental”, comentou.

A ação não prevê investimento por parte da Smed. Todo o processo será custeado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa fará a doação dos painéis fotovoltaicos, instalação e manutenção por dois anos, que somados vão superar R$ 350 mil em aportes.

A Coelba, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), tem atuado fortemente em ações que englobam, por exemplo, a produção de energia limpa, como a solar e a eólica, e também a substituição de equipamentos que reduzam o consumo, como é o caso da troca de lâmpadas convencionais por LED”, explica Vitor Peixoto de Souza, engenheiro do Departamento de Eficiência Energética da Coelba.