Nos meses de março e abril, setor fotovoltaico brasileiro conta com oportunidades por meio de licitações

29/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar

O setor solar fotovoltaico, nos meses de março e abril, anuncia diferentes oportunidades de projetos para empreendedores. Órgãos e entidades públicas possuem licitações de prestação e fornecimento de serviços para profissionais do segmento em todo o Brasil.

Com o dia 26 de março estabelecido como prazo de abertura para as iniciativas, o Serviço Social do Transporte (Sest) divulga que fará concorrência com objetivo de contratar empresa especializada para adquirir e instalar, em São Gonçalo (RJ), um sistema de microgeração de energia fotovoltaica .

O Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo – possui processo para contratar, em 10 unidades, uma empresa para operação do sistema de geração fotovoltaica . As propostas deverão ser efetivadas até 1º de abril.

A Câmara Municipal de Palhoça (SC) possui licitação para selecionar a proposta mais benéfica destinada à contratação de fornecimento e de outros serviços para sistema fotovoltaico voltado à produção de energia elétrica. Além da aprovação do projeto junto à concessionária de energia, esse acordo abarca a preparação para o local de instalação, o fornecimento de todos os materiais e equipamentos, a instalação e a execução do acesso, também realizado junto à concessionária. O projeto deverá ser iniciado até 31 de março.

Já no Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal conta com processo para contratar companhia especializada para a prestação de serviços de instalação de sistema fotovoltaico nas escolas municipais. As propostas deverão ser abertas até 6 de abril.

Com o dia 8 de abril determinado como prazo para início do projeto, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), em Fortaleza, procura serviços de engenharia direcionados ao fornecimento e operação de usina solar fotovoltaica com capacidade de 147 kWp, subestação com potência de 150 kVA e reforço estrutural.

No território paulista, com 12 de abril como prazo para início das propostas, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos tem licitação para colocação, manutenção e gestão de usinas fotovoltaicas na categoria de geração distribuída, compreendendo a gestão de compensação de créditos de energia elétrica.