No país do sol, Aneel desestimula energia solar

06/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada no O Globo

Em um país solar e continental como o Brasil, apenas 0,6% da população faz uso de energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo a entidade, uma nova proposta da Aneel sobre a geração distribuída, divulgada na semana passada, pode prejudicar ainda mais a expansão da energia limpa.

O presidente-executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, explica que a minuta contraria declarações antigas de diretores da Aneel de que aguardariam a aprovação do marco legal, em trâmite no Congresso, antes de qualquer alteração às regras vigentes, regulamentada em 2012.

“O produtor fornece a energia a seus vizinhos e não recebe em dinheiro, mas em crédito para consumo de energia elétrica. Hoje esta troca é um por um. Mas, de acordo com a nova proposta da agência, só receberia de volta 43% do que emprestou. É um desincentivo”, afirma.

Para ele, a falta de segurança jurídica ameaça investimentos na área. Sauai afirma que, no ano passado, o segmento de geração distribuída solar foi responsável pela atração de R$ 11 bilhões em investimentos ao Brasil e geração de 75 mil novos empregos.