ABSOLAR discute com MME solução concreta para os impactos financeiros dos cortes de geração de energia elétrica

06/05/25 | São Paulo

Nesta segunda-feira, 5  de maio, ABSOLAR e ABEEólica se reuniram com o Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, o Secretário Executivo, Arthur Valerio, o Secretário Executivo-Adjunto, Fernando Colli, o Secretário Substituto de Energia Elétrica, Igor Ribeiro e a Diretora do Departamento de Planejamento e Outorgas de Geração, Christiany Faria, para debater sobre uma solução concreta para os impactos financeiros dos cortes de geração para as fontes solares fotovoltaicas e eólicas.

O Ministro Alexandre Silveira ressaltou a busca de convergência, com a construção de solução. O MME indicou que o GT Cortes estabelecido no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) com a participação de todas as instituições do setor já se reuniu 10 vezes e que Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve apresentar propostas até o próximo mês baseados em estudos elétricos com critérios menos restritivos para a definição dos limites de intercâmbio na operação do sistema (N-1) de Sistema Elétrico de Potência (SEP), além de aumento da transparência no fornecimento de dados pelo ONS.

Os representantes das associações e geradores expressaram a necessidade de ações rápidas e uma abordagem colaborativa entre o governo e os atores do setor para garantir a estabilidade e atratividade para os investidores. O Vice-Presidente de Geração Centralizada da ABSOLAR, Ricardo Barros, alertou sobre o risco de desinvestimento e pediu definição de cronograma para tratar do passivo.