21/02/25 | São Paulo
O Secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira de Sá Júnior, anunciou a criação de um grupo de trabalho pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para avaliar os cortes de geração de energia que tem prejudicado usinas de energia solar em diversas regiões do Brasil. A notícia foi dada durante reunião realizada nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, com lideranças da ABSOLAR. O grupo de trabalho contará com representantes da Aneel, ONS, MME e CCEE, as associações do setor serão chamadas para discutir questões específicas. O objetivo principal é elaborar um relatório que aborde as questões estruturais que levam aos cortes, baseando-se em estudos prévios do ONS e da EPE.
Gentil ressaltou que já solicitou ao ONS a elaboração de uma apresentação detalhada sobre a situação e que o GT será instituído na próxima semana. O relatório final será emitido dentro de seis meses, mas a ideia é emitir relatórios preliminares antes deste prazo. Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, questionou sobre o tempo necessário para soluções concretas, ao que Gentil respondeu que questões de curto prazo podem ser resolvidas rapidamente, mas problemas estruturais poderão demandar mais tempo.
A ABSOLAR vai enviar ao Secretário Nacional de Energia Elétrica um levantamento com propostas de curto prazo vindas de seus associados. Mais informações vocês encontram nos Grupos de Trabalho ABSOLAR.
Hidrogênio verde e armazenamento de energia elétrica: novas fronteiras de desenvolvimento da fonte solar
A evolução tecnológica fotovoltaica e seus benefícios ao Brasil
Energia solar acessível para todos
Solar 2.0: como sistemas de armazenamento trazem novo crescimento da fonte