Instalada a segunda usina fotovoltaica do TRF5

09/02/21 | São Paulo

Tribunal Regional Federal da 5ª Região

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 concluiu os trabalhos de montagem de mais uma usina fotovoltaica. A nova unidade foi instalada no edifício-sede, na coberta do termoacumulador, sob a coordenação da Subsecretaria de Infraestrutura e Administração Patrimonial (SIAP).

A expectativa é de que a energia obtida com a instalação dos 144 painéis solares seja suficiente para abastecer a área do estacionamento, possibilitando quase 100% de economia. Após a instalação dos equipamentos, serão realizados testes para verificar se o sistema está dentro dos parâmetros elétricos planejados. Além disso, a unidade deverá passar por uma vistoria realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – somente após a aprovação, o sistema da usina será interligado à rede da empresa de energia.

Agora, o TRF5 conta com duas usinas fotovoltaicas. A primeira foi montada no telhado da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), em dezembro do ano passado. Foram instalados 132 painéis fotovoltaicos, quadro de energia, entre outros dispositivos. A estimativa é de que a Corte alcance uma economia de, aproximadamente, 80% no consumo de energia.

Projeto – Uma terceira usina será montada na coberta da Ampliação (antigo prédio da Caixa Econômica Federal). O projeto desta unidade foi selecionado pela Celpe, por meio da Chamada Pública REE 001/2020, para receber investimentos necessários à implantação. O programa da empresa de energia prevê a destinação de recursos para o poder público, com o objetivo de promover o uso eficiente e combater o desperdício de energia elétrica, ficando todo o serviço de instalação sob responsabilidade da Companhia Energética.?