ABSOLAR assina acordo com associação chinesa na 16ª edição da SNEC 2023, a maior feira de energia solar do mundo

26/05/23 | São Paulo

Entre os dias 24 e 26 de maio, mais de 90 empresas estiveram presentes no evento para falar sobre tecnologias renováveis

Na última quarta-feira, dia 24 de maio, a ABSOLAR participou da abertura da feira SNEC PV POWER EXPO no centro de exposições SNIEC (Shanghai New International Expo Center), localizado em Pudong, Xangai, na China.

Na cerimônia, a ABSOLAR assinou um acordo de cooperação, o Center for International Economic and Technological Cooperation (CIETC), Entidade Governamental Chinesa responsável pela colaboração econômica e tecnológica, e a China Photovoltaic Industry Association (CPIA), a Associação Nacional do Setor Solar Fotovoltaico Chinês, para fortalecer o relacionamento, a comunicação e a colaboração entre os setores fotovoltaicos do Brasil e da China.

O intuito desta assinatura é aproximar e fortalecer os laços, a comunicação e colaboração entre os dois países. Além disso, as três organizações realizarão em conjunto um evento anual, para compartilhar conhecimentos e fortalecer vínculos comerciais, o China-Brazil Solar PV Industry Exchange Forum. A próxima edição do evento será realizada no Brasil, em 2024.

A entidade também realizou palestras durante o primeiro dia levando informações sobre o mercado solar fotovoltaico no Brasil, suas oportunidades e o incentivo à atração de investidores e empresas chinesas para o País. Confira os destaques do encontro.

Dias antes do evento, a ABSOLAR esteve em Dubai, Emirados Árabes Unidos, junto com profissionais do setor, para visitar a maior usina solar fotovoltaica do mundo, com 2,3 GW de potência instalada. Dubai tem a meta de, até 2050, ser uma cidade que faz o uso de energia 100% renovável em que a solar possui um papel de importante destaque nesse processo. Atualmente, a solar representa apenas 15% do abastecimento de energia elétrica da cidade.

Confira as atualizações da viagem da ABSOLAR à China:

Entre os dias 27 e 28 de maio, a entidade visitou a fábrica de módulos fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia elétrica da Risen. Houve também visitação à usina solar FV da SPIC instalada em área alagada de produção de crustáceos, com sistema de armazenamento de energia elétrica e do centro de treinamento corporativo da FOX ESS , com direito a reunião com apresentação sobre os negócios do grupo chinês controlador, Tsingshan Group. Por fim, a ABSOLAR visitou a fábrica de inversores e de sistemas de armazenamento de energia elétrica da FOX ESS.