ABSOLAR debate as perspectivas políticas de 2024 para a matriz energética durante o Welcome Energia

28/02/24 | São Paulo

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, aconteceu o evento Welcome Energia 2024, que reuniu políticos, associações, representantes de empresa e academia para debater perspectivas políticas e econômicas para o setor de energia para este ano. A ABSOLAR foi debatedora no evento para discutir as perspectivas políticas de 2024 para a matriz energética, ao lado do Deputado Federal Júlio Lopes, do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e da Presidente Executiva da ABEEólica, Elbia Ganoum.

Na apresentação, Isabella Sene, Especialista Técnico e Regulatório da associação, destacou necessidade de proposição de políticas que orientem investimentos privados e tragam segurança jurídica para os investidores. “O Brasil precisa ter metas claras para posicionar-se como líder na transição energética global. Além disso, podem ser criadas políticas de incentivo para atração de novos investimentos, como o Programa Palmas Solar e Goiás Solar”, disse.

Outro ponto apresentado foi a importância de uma política energética clara e direcionada para a redução das emissões de carbono na matriz elétrica e dos subsídios às fontes fósseis, com um direcionamento dos incentivos para as fontes renováveis. Sene também destacou que, a partir destes direcionamentos, é possível potencializar o desenvolvimento dos setores de renováveis.