ABSOLAR e Ministério das Cidades debatem inclusão da energia solar fotovoltaica no Programa Minha Casa, Minha Vida

27/03/24 | São Paulo

Nesta quarta-feira, 27 de março, a ABSOLAR se reuniu com a Secretaria Nacional da Habitação (SNH) do Ministério das Cidades, para discutir os próximos passos da inclusão da energia solar fotovoltaica no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do Governo Federal.

A SNH confirmou que está comprometida com a implantação da energia solar fotovoltaica no programa, para que a população de baixa renda tenha acesso à tecnologia, barateando sua conta de luz e melhorando sua qualidade de vida, com sustentabilidade.

Ao longo de 2024, está prevista a contratação de 187,5 mil novas unidades habitacionais na Faixa 1 (recursos do Governo Federal), com entrega estimada para 2025. A meta do Ministério é de que todas elas incluam a tecnologia fotovoltaica. Adicionalmente, as modalidades “Rural” e “Entidades” do PMCMV também têm previsão de incorporar energia solar fotovoltaica nos empreendimentos construídos.

A SNH destacou, ainda, que o Brasil possui um déficit habitacional de 6 milhões na métrica quantitativa e 25 milhões na métrica qualitativa, um imenso desafio a ser superado pelo País.

A ABSOLAR continuará trabalhando em estreito diálogo e colaboração técnica junto ao Ministério das Cidades, em favor de um Programa Minha Casa, Minha Vida cada vez mais solar.