Capital da Índia aposta em mais ônibus elétricos e energia solar para conter poluição

23/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada por Época Negócios

O governo de Nova Délhi afirmou que quer um aumento de 27 vezes no número de ônibus elétricos circulando na cidade até o final de 2025 para reduzir as emissões de carbono
A cidade de Nova Délhi, na Índia, a capital mais poluída do mundo, está apostando na expansão de sua frota de ônibus elétricos e no uso de mais energia solar nos próximos três anos para melhorar a qualidade do ar da cidade, disse o ministro das Finanças nesta quarta-feira.

O governo local afirmou que quer um aumento de 27 vezes no número de ônibus elétricos circulando na cidade até o final de 2025 para reduzir as emissões de carbono.

Nova Délhi fica envolta em uma espessa poluição a cada inverno, à medida que o ar frio e pesado retém a poeira da construção, as emissões de veículos e a fumaça, deixando muitos dos 20 milhões de habitantes da cidade lutando contra doenças respiratórias.

Segundo dados compilados pelo grupo suíço IQAir, Nova Délhi é a capital mais poluída do mundo nos últimos quatro anos.

Ao apresentar o orçamento da capital nacional nesta quarta-feira, o ministro das Finanças, Kailash Gahlot, disse que já houve uma queda de 30% nas partículas no ar prejudiciais aos pulmões nos últimos oito anos – em alusão ao período em que o governo do Partido Aam Aadmi (AAP) esteve no poder.

Gahlot declarou que o governo planeja aumentar o número de veículos elétricos em sua frota para 8.280 até o final de 2025, dos atuais 300. “Como resultado, aproximadamente 460.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono serão reduzidas a cada ano”, disse ele.

O governo também planeja garantir que 25% da demanda anual de eletricidade da cidade seja atendida por energia solar nos próximos três anos. Atualmente, a energia solar contribui com 9% para atender Nova Délhi.