16/05/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Canal Solar
Empreendimento tem estimativa de geração de 4,5 GWh por ano e abrigará 789 veículos
A usina possui 4.589 módulos fotovoltaicos bifaciais de 655 W da Canadian e 10 inversores de 250 kW da Sungrow
Foi inaugurada nesta segunda-feira (15), em Sorocaba, no interior de São Paulo, uma das maiores usinas solares em formato de carport do Brasil. Com 3 MWp de potência instalada , a planta localizada no bairro Alto da Boa Vista, tem c apacidade de gerar cerca de 4,5 GWh por ano
Segundo a Viridian Ecoenergi a, empresa responsável por projetar a estrutura, esta é maior usina solar em formato de carport em operação do Brasil. A usina possui 4.589 módulos fotovoltaicos bifaciais de 655 W da Canadian e 10 inversores de 250 kW da Sungrow . Além disso, foram usadas stringbox da Proauto e dois transformadores de 1500 V.
Para a construção do empreendimento, foram investidos R$ 21 milhões pelo Banco de Olhos de Sorocaba , hospital oftalmológico do município. A usina é formada por 152 strings de 30 módulos e uma string com 29 painéis.
“É um grande projeto que foi concebido com o que há de mais moderno no setor. Tivemos pelo menos 50 profissionais envolvidos, desde engenheiros até a equipe de obras. A estrutura metálica utilizada é leve e, ao mesmo tempo, resistente, o que reduz os custos com materiais e garante a segurança. Já os módulos fotovoltaicos seguem padrões internacionais de qualidade”, explica Luiz Cláudio Rosa , diretor da Viridian Ecoenergia.
Segundo a empresa, o estacionamento possui uma área de 30 mil metros quadrados, sendo que 14 mil metros quadrados estão cobertos por painéis solares. O carport abriga 789 vagas, das quais, inicialmente, 37 vagas estarão preparadas para veículos elétricos.
Luiz explica que um dos diferenciais da instalação da usina foram as estruturas, que foram desenvolvidas especialmente para este projeto. Os painéis foram colocados sob uma estrutura metálica em forma de colmeia, totalizando 56 toneladas de aço utilizadas no projeto.
Ainda de acordo com ele, as vagas têm um diferencial: são dispostas em vãos de 12,5 metros entre os pilares de concreto, o que traz muito mais conforto para os motoristas estacionarem. Além disso, o carport abrange parte da faixa de circulação de veículos, ampliando a área produtiva.
Com isso, a usina tem um ganho significativo de 30% a mais do uso do terreno, revertendo em produção de energia e mais economia. “A usina tem potencial de economia que ultrapassa R$ 300 mil por mês. Considerando que os módulos fotovoltaicos têm durabilidade de até 30 anos, o investimento é muito vantajoso e pode gerar um retorno em economia superior a R$ 100 milhões ao longo do tempo”, diz Luiz.
Ele ainda destaca ainda a escolha de módulos bifaciais e de inversores strings , que foi motivada visando a longevidade e a segurança da instalação. “Conseguimos cinco a mais de desempenho da usina por conta dos módulos serem bifaciais e sofrerem menor degradação. E por que a escolha de fazer com inversores strings? Foi uma questão de segurança. Eu não queria eletrônica na rua, apesar dos inversores serem robustos. Então, decidimos concentrar toda a parte de inteligência e eletrônica na cabine primária”, conta Luiz.
O projeto ainda conta com uma central de inteligência com dois andares e ampla visão do perímetro do estacionamento. A estrutura abriga toda a parte eletrônica da usina, com ambiente climatizado para garantir a eficiência máxima dos inversores, equipamentos que têm a função de converter a energia produzida pelos módulos solares para o uso em aparelhos elétricos.
Segundo a Viridian, esse é um diferencial da usina em Sorocaba, pois, em geral, os inversores são instalados no campo, próximo das placas e expostos às variações climáticas.
“No nosso projeto, as placas solares são conectadas aos inversores por cabos que chegam a essa central de inteligência por meio subterrâneo. Os inversores são mantidos a 25° C, garantindo o máximo desempenho mesmo nos momentos de altíssima temperatura na área externa, onde teriam uma queda de até 20% na produção de energia. Com essa estrutura que criamos, esse impacto negativo é eliminado”, afirma Luiz.
Outro diferencial da central de inteligência é que ela foi projetada para permitir que a usina seja expandida em área e em capacidade de geração de energia. “É uma usina na qual criamos o conceito de estacionamento para veículos com rodas, mas há a previsão de receber e guardar veículos elétricos de voo, além de abastecê-los no local, como se fosse uma ‘marina’ para os veículos do futuro.”
Recarga de veículos elétricos aéreos de pouso e decolagem verticais
A usina fotovoltaica de Sorocaba foi projetada pensando no futuro do transporte e, além de comportar pontos de recarga de veículos elétricos, a estrutura possui a capacidade de abastecer veículos de pouso e decolagem verticais, uma novidade do setor que deve entrar em uso no país em 2026.
A empresa responsável pelo desenvolvimento dos veículos eVTOLs no Brasil é a EVE Air Mobility, spin-off da Embraer e com sede nos Estados Unidos. A empresa já vem comercializando uma quantidade grande destes veículos e também estimulando e auxiliando os stakeholders referente às necessidades de infraestrutura para suportar as operações de eVTOL
Durante a execução do projeto da usina de Sorocaba, as vagas foram projetadas para ficarem 12,5 m de distância umas das outras, e como a envergadura desses veículos elétricos aéreos é de 12 m, viabiliza a usina para atuar também no reabastecimento deste tipo de veículo.