10/04/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo O Debate
Segundo mapeamento da ABSOLAR, estado possui cerca de 2,4 gigawatt instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos
Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui cerca de 2,4 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
O território mineiro responde sozinho por 13,7% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade e possui mais de 224 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, ou 100% municípios da região. Atualmente, são mais de 297,5 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou a Minas Gerais a atração de mais de R$ 12,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 74 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,4 bilhões aos cofres públicos.