Ministério da Educação cria programa com incentivo às mulheres no setor elétrico

08/05/23 | São Paulo

Confira a reportagem no Canal Solar

Projeto prevê que, no mínimo, 20% das vagas sejam destinadas às mulheres, visando incentivar a participação feminina no setor

Para mais informações, acesso o edital. Foto: Envato Elements

O Ministério da Educação criou o Qualifica Mais EnergIFE, um programa com o objetivo de qualificar profissionais do setor de energias renováveis, no qual 20% das vagas, no mínimo, serão destinadas às mulheres.

Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões em mais de 17 mil vagas para profissionais em instalação de sistemas fotovoltaicos, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica, além de fomentar o setor.

Com o intuito de incentivar a participação feminina no setor de energia elétrica, as vagas são ofertadas por 144 unidades de ensino das instituições federais de educação.

O projeto será executado por meio da bolsa formação no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), referente à Lei nº 12.513/2011, regulamentado pela Portaria nº 1.042/2021, e pela Resolução FNDE nº 04/2013.

“Esse é um programa que, além de democratizar o acesso ao ensino e enfatizar a importância de mulheres no setor, contribui muito para o desenvolvimento da transição energética no país”, pontua a ABSOLAR.

Para mais informações sobre o Qualifica Mais EnergIFE (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação), acesse o edital e saiba como participar pelo site das instituições participantes.