Museu das Culturas Indígenas é ponto de contracultura na capital paulista

29/09/22 | São Paulo

Eles chegaram aqui antes dos colonizadores e perderam espaço no território e na cultura tornando-se quase invisíveis para boa parte da sociedade. Dependendo da região do Brasil onde você viva, talvez você nunca tenha conversado com um descendente indígena. Mas eles estão aqui, presentes.

Atualmente, no Brasil há mais 800 mil indígenas que representam 305 diferentes etnias, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Museu das Culturas Indígenas, inaugurado este ano em São Paulo, conta um pouco da história destes brasileiros originais.

A maior concentração está na região Norte, no estado do Amazonas, seguido da região Nordeste, no estado da Bahia. Muitas comunidades vivem em áreas precárias, sem acesso a serviços de saúde e também à ENERGIA. E como levar luz onde não há rede elétrica?

Como a energia solar fotovoltaica beneficia os povos indígenas

Para produzir eletricidade é preciso ter sol e um kit de geração de energia. A partir daí, já é possível acender uma lâmpada, ou ligar uma geladeira, por exemplo… Porém, para garantir que a energia continue disponível quando o sol se põe, existem tem duas alternativas: ligar o sistema na rede elétrica ou colocar uma bateria.

Existem muitos tipos de bateria que armazenam eletricidade; de todos os tamanhos e valores. A bateria guarda o que foi produzido de dia para que possa ser usado à noite. A este sistema, que não depende de ligação com a rede de distribuição de energia, dá-se o nome de “sistema off-grid”, ou, sistema fora da rede!

Os sistemas off-grid têm sido usados no mundo todo para levar eletricidade para comunidades remotas. São eles que sustentam casas no meio do Alasca, em ilhas e até no espaço! E aqui a gente volta para a terra e para os povos indígenas. Já existem projetos que estão ajudando a levar luz e gerar renda em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Com incentivo e vontade é possível transformar.

Saiba mais!

Viu só como a energia solar pode chegar a praticamente qualquer lugar do Brasil? Quer saber mais sobre esse assunto e sobre os povos indígenas? Não deixe de assistir aqui o Rolê Sustentável que visitamos o Museu das Culturas Indígenas!