330 anos: Curitiba ganha usina solar no Caximba

06/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Band News FM

Curitiba inaugura no dia do aniversário de 330 anos, dia 29 deste mês, a pirâmide solar do Caximba. São quase 8.600 painéis na primeira planta de energia solar instalada em um antigo aterro sanitário no mundo, segundo a prefeitura. A usina do Caximba terá potência instalada de 4,55 MWp e deve contribuir na economia de 30% da energia elétrica consumida pelos prédios públicos. O sistema é um projeto de longo prazo, como explica João Carlos Fernandes, Diretor do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis de Curitiba.

A Pirâmide Solar faz parte do Curitiba Mais Energia, um programa estratégico para produção de energia renovável. A intenção é mitigar os efeitos das mudanças climáticas e ainda diminuir o gasto público. Além da Pirâmide Solar, a prefeitura tem outros quatro projetos de implementação deste sistema em andamento. As obras de instalação de painéis fotovoltaicos já começaram nos terminais Santa Cândida e Boqueirão. A licitação para o terminal Pinheirinho está em fase de conclusão e outra, para a Rodoferroviária, está sendo preparada.

A cidade já conta com o sistema de produção de energia solar na sede da prefeitura, no Instituto Municipal De Administração Pública, no Parque Barigui e no Jardim Botânico.