A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, participou de uma mesa internacional na 7ª sessão da Conferência

16/11/22 | São Paulo

das Partes da ONU-COP, no dia 15 de novembro, no Egito, com prefeitos de outros continentes que apresentaram experiências exitosas para o meio ambiente e o planeta. Em seu pronunciamento, ela apresentou os patrimônios naturais, principalmente o Pantanal Mato-grossense e destacou a importância de Cáceres ter a maior usina fotovoltaica em órgãos públicos do Brasil, que gera 250 KW hora e abastece 130 prédios públicos, como as escolas e unidades básicas de saúde.

Ela também falou da necessidade de investimentos nacionais e internacionais para mais projetos como este no município, principalmente para famílias mais pobres e destacou que em um município com mais de 96 mil habitantes apenas um residencial tem placas solares e somente para o aquecimento de água. “Precisamos de investimentos e tecnologias avançadas para oferecermos energia limpa e renovável e também preservar nossos rios e o pantanal. O resultado da nossa usina comprova a necessidade de mais projetos como este” ressaltou Eliene Liberato. Na oportunidade a prefeita solicitou investimentos para o saneamento em Cáceres.

Um dos objetivos da COP é conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. Além de Eliene, compuseram o painel de Energias Limpas, Winny Yawo Dogbatse, Prefeito de Kloto, Togo,; Rafal Trzaskowski, Prefeito de Varsóvia na Polônia; Georges Youssef, Prefeito de Menjez no Líbano e Anna Reynolds, Prefeita de Hobart, Austrália.

A gestora municipal agradeceu a oportunidade por integrar tão importante evento com prefeitos de outros quatro países e poder apresentar Cáceres para o mundo.

Amanhã ela participa de outra mesa que tem o tema “Construindo Caminhos rumo à transição justa”, com mais duas prefeitas da Amazônia Legal, Francinete Carvalho, de Abaetetuba – Pará e Cinthia Ribeiro, de Palmas – Tocantins. Também participa da mesa a Deputada Federal Socorro Neri, do Acre. “Nesta mesa terei 20 minutos de fala e vou apresentar um vídeo institucional de Cáceres, legendado em inglês com nossa história, potencialidades, cultura, folclore, gastronomia, turismo e projetos ambientais. Também vou distribuir esse material para líderes de diversos países”, confidenciou Eliene.

A prefeita de Cáceres foi convidada oficialmente pelo Instituto Alziras – uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública – e pelo Instituto Clima e Sociedade.

O Governador de Mato Grosso Mauro Mendes, o secretário Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o Deputado Estadual Max Russi, também participam da Conferência.