ABSOLAR apresenta propostas ao governador do Amazonas para incentivar a energia solar fotovoltaica no estado

17/04/17 | São Paulo

O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Sauaia, em audiência com o governador do Amazonas, José Melo, no dia 12 de abril, entregou um pacote de medidas para incentivar a energia solar fotovoltaica no estado.

O objetivo da ABSOLAR é colaborar para o estabelecimento de um programa de desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na região e contribuir para a diversificação da economia do Amazonas, por meio desta fonte renovável, limpa e de baixo impacto ambiental. Uma das principais propostas é a adesão do Amazonas ao Convênio ICMS 16/2015, que autoriza os governos estaduais a isentarem o ICMS sobre a energia injetada na rede e compensada na geração distribuída.
 

O pacote de propostas prevê também a criação da linha de financiamento FNO SOL para toda a região norte do País, para democratizar o acesso ao crédito para novos investimentos privados, tornando a região mais atrativa para o estabelecimento do setor solar fotovoltaico brasileiro.
 
Segundo Sauaia, o governador José Melo demonstrou sensibilidade e interesse pela fonte solar fotovoltaica, tendo indicado que pretende adotar medidas de incentivo ao setor com o apoio da ABSOLAR. “Tratam-se de medidas estratégicas, sobretudo a adesão ao Convênio ICMS 16/2015, para fomentar investimentos na área, movimentar a economia, atrair empresas e gerar novos empregos de qualidade no estado e em seus municípios”, conclui o presidente executivo da ABSOLAR.