ABSOLAR destaca a expansão da geração solar distribuída no Brasil

13/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Infosolar

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra os sete estados que se destacam em junho na expansão da geração solar distribuída no País. São eles: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Ceará, Goiás e Rio de Janeiro. Juntos já atraíram investimentos estimados em R$ 15 bilhões desde 2012.

Minas foi o primeiro estado a ultrapassar 1 GW de potência instalada, o que representa 17,9% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. No fechamento do relatório, mais de 124,4 mil consumidores mineiros utilizavam a tecnologia para reduzir as despesas com eletricidade.

Para Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, o estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os mineiros, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comentou.

O Rio Grande Sul, que já ocupa o terceiro lugar no ranking estadual de GD da ABSOLAR atrás de São Paulo (754 MW), superou a marca de 747 MW de potência em operação, com 69.325 conexões espalhadas por 496 municípios.

O Paraná, com 308 MW, também vem se destacando na GD solar. O estado possui 21.166 conexões operacionais, espalhadas por 391 municípios, ou aproximadamente 98% dos 399 municípios da região.

O Espírito Santo se destacou por ter ao menos um sistema de fotovoltaico em todos os 78 municípios. O estado possui mais de 8 mil sistemas (105 MW) distribuído por residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Já o estado do Ceará (208 MW) ultrapassou a marca de 14 mil conexões operacionais em telhados e pequenos terrenos. O território cearense responde sozinho por 3,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. Os sistemas estão instalados em 181 cidades.

O Rio de Janeiro, mesmo com pouco mais de 250 MW de potência instalada em GD, conseguiu atrair mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos privados para geração própria de energia solar. O estado possui 27.294 conexões operacionais, espalhadas por 92 municípios, ou seja, 100,0% dos 92 municípios da região. Atualmente, são cerca de 31.510 consumidores que já contam com maior autonomia e segurança elétrica.

Goiás que conta com um incentivo do governo estadual, através do Programa Goiás Solar, deu um salto no ranking da 14ª posição em 2017 para 6ª em junho de 2021. A região possui 319 MW de potência instalada. Atualmente, são mais de 28,5 mil consumidores se beneficiando da energia solar.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a terá função estratégica para atingir as metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos os estados brasileiros.

“A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia e para aliviar a escassez de água dos reservatórios hidrelétricos, bem como para ajudar na redução da conta de luz de todos os consumidores”, disse.