ABSOLAR e governo do Pará discutem programa para ampliar uso da energia solar no estado

21/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Associação acredita que política pública adequada acelerará o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região


O governo do Pará, com o apoio técnico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), estuda criar um programa específico para ampliar o uso de energia solar fotovoltaica na região. A proposta foi discutida durante reunião que contou com o governador Helder Barbalho e o presidente executivo da entidade, Rodrigo Sauaia.

No encontro, foram abordadas questões sobre as principais estratégias necessárias para acelerar a atração de novos investimentos, geração de empregos e renda, além do desenvolvimento de oportunidades de negócios em energia solar na região.

A Absolar propôs a criação de um programa estadual, abrangendo aprimoramentos tributários, acesso facilitado a linhas de crédito competitivas, simplificação do licenciamento ambiental, incorporação de sistemas fotovoltaicos em novos prédios públicos e casas populares, entre outras ações.

“O estado do Pará possui um potencial imenso para energia solar, mas ainda pouco aproveitado. Por isso, a implantação de um programa estadual é passo fundamental para acelerar o uso da tecnologia na região”, declarou o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.

“Trata-se de medida estratégica para incentivar a população, pequenos negócios, produtores rurais e gestores públicos a reduzir seus gastos com energia elétrica, por meio da geração de sua própria eletricidade solar, mais barata, mais sustentável e sem emissões de gases de efeitos estufa”, acrescentou o dirigente.

Além de acelerar o desenvolvimento social, econômico e ambiental, o setor acredita que as medidas propostas podem ajudar a democratizar o acesso à tecnologia solar aos consumidores paraenses.

Na reunião, a Absolar ainda declarou seu apoio à candidatura do Estado do Pará e de sua capital, Belém, para sediar a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em 2025.