ABSOLAR propõe ações para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Amazonas

08/12/17 | São Paulo

Portal JE 

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, se reúne amanhã, dia 8/12, às 15h30, com o presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Sauaia, para discutir ações em prol do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no estado amazonense.

Um dos temas tratados é a adesão do Amazonas ao Convênio ICMS 16/2015, que autoriza os governos estaduais a isentarem o ICMS sobre a energia injetada na rede e compensada na geração distribuída. O Amazonas é o único estado da região Norte que ainda não aderiu ao Convênio. A estruturação de um programa estadual para incentivar aenergia solar fotovoltaica, novas opções de financiamento e o apoio ao desenvolvimento do setor solar fotovoltaico na região complementam a pauta.

“O apoio do governador Amazonino Mendes também será fundamental para articularmos com os prefeitos a expansão de programas de energia solar fotovoltaica nos municípios amazonenses, que possuem enorme potencial de uso da tecnologia nos ambientes urbano e rural”, afirma Sauaia.

Na ocasião, a ABSOLAR trará informações e dados sobre o potencial e o mercado de energia solar fotovoltaica no Estado do Amazonas.