AE Solar investirá 1 bilhão de euros em fábrica de painéis solares na Romênia

09/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Portal Solar

por: Ricardo Casarin

Projeto tem previsão de alcançar 10 GW de capacidade produtiva, representando um terço da demanda da Europa

A AE Solar investirá 1 bilhão de euros em uma fábrica de painéis solares fotovoltaicos na Romênia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país europeu, Nicolae-Ionel Ciucă, após uma reunião com representantes da companhia alemã.  Na fase inicial, o projeto terá capacidade produtiva de 2 GW, com expectativa de expansão para 10 GW, representando um terço da demanda do continente. 

Representantes da AE Solar afirmaram que a construção será iniciada em 2023. O governo da Romênia informou que será avaliada a utilização de recursos da União Europeia (UE) para auxiliar o desenvolvimento do projeto.

“Este investimento colocará a Romênia no centro da indústria solar europeia, contribuindo para a independência energética e proteção ambiental por meio da geração renovável”, declarou Ciucã.

Plano de desenvolvimento industrial

Em janeiro, a UE anunciou um plano de desenvolvimento industrial de tecnologias de energia limpa. A iniciativa, batizada de Green Deal Industrial Plan, foi lançada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

O objetivo é tornar o bloco um polo de inovação e viabilizar metas de descarbonização. Em seu discurso, a dirigente detalhou que o plano englobará ações de melhora no ambiente regulatório, financiamento, qualificação de mão-de-obra e de facilitação do comércio.

Anteriormente, em outubro do ano passado, o bloco aprovou formalmente a criação da Aliança da Indústria Solar Fotovoltaica, iniciativa que visa expandir o desenvolvimento e fabricação de equipamentos de energia solar no continente.