Água tratada e Energia sustentável: Pacote de obras garante investimento de 47 milhões em Catalão

05/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Fala Goiás

O dia cinco de janeiro de 2022 entra para a história do município de Catalão, igualmente e com total relevância de outros aproximadamente 5.800 dias do mandato do prefeito Adib Elias Júnior.

Hoje, especialmente, no auditório da Prefeitura de Catalão, houve a cerimônia de assinaturas de contratos da Municipalidade e da SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Catalão – com a Caixa Econômica Federal, no sentido obter empréstimos da ordem de aproximados 47 milhões de reais.

Tal volume dinheiro será utilizado para a ampliação da ETA – Estação de Tratamento de Água e da construção do parque de produção de energia fotovoltaica, ambos para a atualização operacional da SAE.

Com a execução dessas obras, o Prefeito Adib Elias dá mais um passo em direção ao objetivo de consolidar em cem por cento o tratamento dos meios e recursos relacionados com o meio ambiente no que tange ao fornecimento de água, coleta e transformação de resíduos e tratamento de águas de esgoto em Catalão.

O padrão para municípios que conseguem atingir essas metas pertence somente a cinco cidades entre as mais de cinco mil do território brasileiro. Catalão entrará para esta lista muito em breve.

O município, pelas mãos da gestão de Adib Elias, vem galgando com passos largos o que determina o marco do saneamento básico nacional.

A cerimônia de hoje pôde contar com uma galeria de notáveis que contribuíram desde sempre para que Catalão atingisse esse patamar: Haley Margon Vaz; Adib Elias Júnior, Nelson Martins Fayad, Rodrigo Margon, José Sebba, Jair Humberto, a gloriosa equipe da superintendência da CEF e a parcela da população e digníssima imprensa local que compareceram àquele auditório, cada qual com as suas atribuições.

Ultrapassado o ponto das assinaturas dos contratos, o prefeito Adib Elias revelou que em noventa dias dará início as obras do parque de produção de energia fotovoltaica, que além da SAE deverá servir também algumas dependências da prefeitura catalana.

Cada coisa a seu tempo, começam desde hoje as ações que vão tirar da prancheta a nova ETA com a incumbência de elevar o volume do tratamento de água potável de 280 litros por segundo para 480 litros por segundo para a região urbana.

Muito breve, a rodovia BR 050 vai contar com a placa de aviso da chegada a Catalão, típica das comunidades que atingiram 100% do tratamento de efluentes decorrentes de seu uso.