Ailton Fumachi comenta sobre projeto de instalar energia solar na sede do Legislativo

09/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Jornal de Atibaia

Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida

Em entrevista à Central de Rádio e Notícias (CRN), o presidente da Câmara Municipal de Itatiba, Ailton Fumachi (PL), falou sobre o projeto de instalação da energia solar fotovoltaica na câmara.

A intenção é zerar o custo com esta fonte de energia. Durante a pandemia da covid-19, os gastos chegavam a R$ 17 mil por mês na sede do Legislativo. Com o retorno das atividades parlamentares, o valor subiu para R$ 21 mil mensais.

Segundo Ailton Fumachi, a Câmara de Itatiba é a primeira do Estado de São Paulo a adotar esse sistema de energia. “Já estamos bastante avançados nestes estudos, já na fase de preparação do projeto. Assim que estiver pronto, iremos fazer um processo de licitação; a empresa que providenciar aquele projeto pelo menor preço é que estará instalando esse sistema na câmara”, comenta o presidente.

Economia

Ailton Fumachi comenta que, além de consumidor, a câmara passará a fornecer energia elétrica para a CPFL – empresa que fornece energia para o município. “Iremos pagar somente a diferença. Em um futuro bem próximo, estamos pensando em uma economia de mais de 90% do custo de energia elétrica para a Câmara Municipal de Itatiba”, ressalta.

De acordo com o presidente, existe um edital que foi feito pelo governo federal. “Estamos acompanhando este edital, para que não haja penalidades do Tribunal de Contas e do Ministério Público”. Ailton finaliza dizendo que a ideia é economizar o dinheiro público para que a população tenha um retorno.

Energia fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.