Alunos da EST/UEA apresentam barco Catamarã movido à energia solar

21/10/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo A Crítica

A Equipe Leviatã apresentou em seu stand um barco tipo Catamarã movido à energia solar. Recentemente a equipe de alunos da UEA foi destaque no Desafio Solar Brasil 2023, realizado em Niterói (RJ)

Durante os dias de Feira da Qualidade, no Studio 5, alunos da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas (EST/UEA) e que participam da Equipe Leviatã apresentaram em seu stand um barco tipo Catamarã movido à energia solar. Recentemente a equipe foi destaque no Desafio Solar Brasil 2023, realizado em Niterói (RJ).

O estudante de engenharia mecânica, Antônio Ferreira Fernandes, de 20 anos, disse que o programa de extensão reúne outras engenharias como a elétrica, a naval, controle e automação da Universidade.

“Nosso objetivo com o barco é popularizar o conhecimento de energia solar e aprimorar nossos conhecimentos aprendidos em sala de aula. Trabalhamos com sistemas mecânicos, navais e elétricos”, disse.

A Equipe Leviatã foi fundada em março de 2015, por alunos da UEA. Foi criada com o objetivo de desenvolver uma embarcação modelo Catamarã movida, exclusivamente, à energia solar, aplicando conhecimentos em formas de energia limpa.

“Queremos implementar isso futuramente de uma forma que seja acessível ao público, pois, como há regiões de difícil acesso no Amazonas, o custo com combustível é um dos principais fatores. O nosso Catamarã é carregado pela manhã e dependendo do banco de baterias, pode prolongar de 6 a 8 horas navegando sem se preocupar com carregamento”, disse Antônio.

O estudante Marcus Alan Barros, de 21 anos, também reforçou a fala do amigo sobre participar do projeto.

“Eu consegui aprender muita coisa na Equipe, desde gestão de pessoas até com relação à questão estrutural do barco, fazer planejamento, construir e outros pontos. Somos cerca de 20 alunos, mais professores coordenadores e subcoordenadores”, contou.

Para os quatro dias da Feira da Qualidade, a Leviatã montou um esquema de revezamento entre os integrantes, para participarem do evento e, com isso, não atrapalhar as aulas que já iniciaram.

Estiveram presentes os alunos: Antonio Fernandes, Marcus Alan Barros, José Cavalcante, Leurry Navarro, Wicttory Leônidas, Sheyka Vargas, João Lacerda e Elias Cunha.

Além dos demais visitantes, a equipe teve a oportunidade de apresentar o projeto ao superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

A Feira

De 18 a 20 de outubro, a Feira do Programa Qualidade Amazonas (PQA) apresentou aos visitantes uma programação vasta e diversificada, que incluiu palestras com personalidades nacionais, além empresários e acadêmicos de destaque.

Contou ainda com uma mostra das 56 empresas que concorrem ao Prêmio PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) 2023 e estandes das organizações presentes. A iniciativa é da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria), em parceria com o Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Seção Amazonas).